RCB/TuneIn
Segunda, 29 Nov 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
MALCATA QUER SER DESTINO DE ELEIÇÃO
Rádio Cova da Beira
Transformar os municípios de Sabugal, Penamacor e Almeida num destino de Natureza de eleição é o grande objetivo da Carta Europeia de Turismo Sustentável Terras do Lince que, ontem, conheceu um novo capítulo, em Penamacor.
Por Paula Brito em 20 de Oct de 2021

Outras da categoria:

O auditório do ex-quartel da vila acolheu a realização de mais uma reunião do Fórum Permanente da Carta Europeia de Turismo Sustentável.

 

“Já andamos há cinco anos com o processo e, nesta fase, a pretensão é renovar o documento, apresentar ao Europarc a sua renovação e cimentar esta relação de parcerias institucionais e empresariais com os agentes económicos dos três municípios”.

 

Penamacor e Sabugal estão unidos pela Malcata, à Carta juntou-se o município de Almeida, “para dar escala ao território, até porque, através de Almeida apanhamos a fronteira de Vilar Formoso, uma das maiores entradas de Portugal, e o património de fortalezas de fronteira em Penamacor, Sabugal e Almeida, que é sempre imprescindível.”

 

Um processo que tem cinco anos e que está em fase de renovação como explica o presidente da câmara municipal de Penamacor, António Beites.

 

Um território que conta, ainda, com mais um importante instrumento, com a recente formalização da cogestão da Reserva Natural da Serra da Malcata entre as câmaras municipais de Penamacor e Sabugal.

 

“Está devidamente assinada e protocolada com todas as partes, também com o poder central, e esperamos ter o plano de ação concluído no primeiro trimestre do ano para o podermos implementar nos próximos três anos.”

 

, ainda, um terceiro instrumento de gestão que se junta à Carta Europeia e à Reserva Natural, que é a Área Integrada de Gestão da Paisagem das Terras de Lince que pretende tornar mais ativo o território.

A criação da entidade gestora no próximo ano e, mais três para a implementar no terreno, é o calendário desta Área Integrada de Gestão da Paisagem Terras do Lince que tem como objetivo transformar o território num destino turístico sustentável.  


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados