RCB/TuneIn
Domingo, 05 Dez 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
AFCB: COVID-19 NA UDB MOTIVA ESCLARECIMENTO
Rádio Cova da Beira
Após o anúncio feito pelas 14h em comunicado no último domingo pela direcção da União Desportiva de Belmonte, clube liderado por Fernando Fontes, de que a equipa sénior não marcaria presença no jogo frente ao CCD EZ Boidobra(4ª jornada do campeonato distrital), devido a ter, na altura, 5 casos de Covid-19 no plantel, motivou uma nota de esclarecimento da AF Castelo Branco.
Por Miguel Malaca em 19 de Oct de 2021

Na missiva, enviada à RCB, a direcção presidida por Manuel Candeias, começa por esclarecer o que foi feito na época transacta e presente temporada inclusive, de acordo com as normas de segurança da DGS e FPF, tendo em vista a realização de testes anti SARS-CoV-2 (6 testes por jornada no Futebol e 4 no Futsal), até 72 horas antes do início do jogo (árbitros), na eventual retoma da competição em 2020-21.

O documento acrescenta que " no início da presente época a direcção da AF Castelo Branco endereçou aos seus filiados a nova versão do Regulamento Covid-19, para a retoma da prática competitiva de Futebol, Futsal e Futebol de Praia, proveniente da Federação Portuguesa de Futebol, e que diz o seguinte " A FPF adiará um jogo se mais de 50 por cento do número de jogadores habilitados para a prova não puder competir por motivo relacionado com COVID-19. no caso das competições seniores, os jogadores habilitados referem-se somente a jogadores seniores", a AFCB embora se assuma enquanto entidade com funções de tutela, e das quais jamais se desresponsabilizará, nunca se poderá sobrepor à Autoridade de saúde legitimamente competente neste domínio", lê-se.

O esclarecimento da AF Castelo Branco fala ainda que " desta feita, e na medida em que, até 2 horas antes do início do jogo, não se registou qualquer declaração em contrário por parte da instância hierarquicamente superior, nem muito menos, um acordo expresso entre o CCD Estrela do Zêzere da Boidobra e a UD Belmonte, para que o encontro entre as duas prestigiadas instituições se pudesse reagendar numa data a posteriori e tida por conveniente por ambas as partes, não existia matéria regulamentar suficiente que impedisse a prossecução do que se encontrava previamente calendarizado, para além da própria direcção da AFCB ter envidado, até ao limite razoavelmente exigido, todos os esforços necessários no sentido de alcançar uma plataforma de entendimento entre os dois Clubes".

O comunicado da AF Castelo Branco finaliza referindo que " por tudo o que se encontra supramencionado, a direcção da AF Castelo Branco não apenas repudia qualquer tentativa de escamotear a veracidade das circunstâncias verificadas, como também não poderá aceitar que seja posta em causa a idoneidade da sua política de atuação na controvérsia em apreço". Conclui.

A ser assim, a UD Belmonte irá perder 3 pontos na secretaria (FC), enquanto que a equipa do concelho da Covilhã, somará os primeiros 3 pontos na prova(vence por 3-0).

No próximo domingo, a contar para a jornada 5, o CCD EZ Boidobra joga em Pedrogão de S. Pedro, e o conjunto do concelho de Belmonte, folga.  

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados