RCB/TuneIn
Domingo, 05 Dez 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ALMA AZUL ASSINALA 22 ANOS COM LENDA DE INÊS
Rádio Cova da Beira
Depois de uma pausa compelida pela pandemia, a Alma Azul retoma agora as suas edições com um livro que assinala os 22 anos de trabalho na área da edição e na promoção da leitura em Portugal. A “História e Lenda de Inês de Castro” será apresentado às 16 horas do próximo dia 24 de outubro, no Núcleo Etnográfico da Lousa, em Castelo Branco.
Por Paulo Pinheiro em 18 de Oct de 2021

Desde 1999 que a Alma Azul tem dedicado grande parte do seu trabalho à edição de livros, tanto de poesia, como de ficção, ensaios e mesmo estudos pedagógicos e etnográficos. A sua atividade que já ultrapassa 20 anos, conta também com iniciativas em diversas Bibliotecas Municipais e Escolares. A coleção de promoção e divulgação da Leitura, a Literatura Portátil em que se editou Fernando Pessoa, Raul Brandão, Florbela Espanca, entre outros, bem como a revelação de autores ao público jovem e escolar, fazem parte desta panóplia de trabalhos que a editora tem vindo a realizar.

 

Devido à pandemia, interrompeu o projeto da edição anual de um livro que marcasse e identificasse o trabalho da Alma Azul, e que servisse para a construção de um pacto com os seus leitores, através da coleção “Clássicos Alma Azul”.  Este ano, o programa regressa e com um livro que marca também o início da colaboração entre a editora e a Tipografia da Universidade da Beira Interior.

 

“História e Lenda de Inês de Castro” é da autoria de António de Vasconcelos, professor catedrático da Universidade de Coimbra até 1941 e confronta a Lenda com os factos históricos.

 

A conclusão que se retira dos textos de António de Vasconcelos, de acordo com a Alma Azul “é que não há história que sobreviva ao mito, especialmente quando ele é fixado por autores extraordinários como António Ferreira e Luís de Camões”.

 

O mesmo livro foi agora organizado de modo a transformar a sua leitura numa revisitação do mito e da geografia onde se desenrolou toda a tragédia, numa publicação popular e acessível.

 

A sessão que terá lugar no Núcleo Etnográfico da Lousa vai estar de portas abertas para toda a comunidade.

 

 

 

 

c/ Lara Cardoso 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados