RCB/TuneIn
Terça, 19 Out 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
“EX-VOTOS DA SENHORA DA PÓVOA " EM PENAMACOR
Rádio Cova da Beira
O Museu Municipal de Penamacor recebe a exposição “Ex-votos da Senhora da Póvoa – Materialidades Devocionais”, uma coleção do santuário da Senhora da Póvoa, que abrange 20 exemplares relativos ao período entre 1843 e o 1947. A mostra é inaugurada, às 17 horas, esta quarta-feira, 13 de outubro, e fica patente até 30 de novembro.
Por Paulo Pinheiro em 13 de Oct de 2021

O ex-voto é uma expressão latina cujo significado assenta em “segundo uma promessa” ou “por um voto”, podendo conter imagens que reproduzem o corpo ou partes dele, ou mesmo conjuntos de pessoas, “sendo o testemunho material do pagamento de uma promessa, ou voto formulado”.

 

Quem for visitar a exposição, vai poder ver os exemplares encontrados no Santuário da Senhora da Póvoa que, até à década de 50 do século XX foi palco da principal romaria da Beira Baixa, e ainda o único exemplar que sobreviveu, até aos dias de hoje, de devoção à Senhora da Quebrada, na Freguesia da Benquerença, em Penamacor.

 

Os romeiros recorriam à Senhora da Póvoa para pedir ajuda divina, na esperança de curas para as suas maleitas ou livração de morte certa. No momento de confronto com a morte eminente ou com a sua vida ameaçada, o ser humano apelava logo ao milagre, evocando uma proteção superior a Deus ou a qualquer outro santo. São esses milagres que agora são formas materializadas de petição ou agradecimento que se perpetuam no tempo.

 

c/ Lara Cardoso 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados