RCB/TuneIn
Domingo, 28 Nov 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FILME DA UBI NOMEADO NO FESTIVAL DOC LISBOA
Rádio Cova da Beira
O filme “Lugares de ausência”, realizado por Melanie Pereira, no âmbito da conclusão do Mestrado em Cinema, na Universidade da Beira Interior (UBI), está selecionado para a “Competição Nacional” do festival DOC Lisboa.
Por Paulo Pinheiro em 11 de Oct de 2021

“Lugares de ausência”, de 2021, da autoria de Melaine,aluna da UBI, tem 28 minutos. “As mãos questionam o que podem ter em comum com mãos cobertas de cimento, lama, poeira, usando luvas de construção civil azuis e luvas de limpeza amarelas. Essas mãos que, em vez de construírem casas, repetem imagens, esticam sons, constroem filmes”, é apresentado na sinopse do Festival.

 

Apesar de se tratar daquilo que se considera um “filme de escola”, ou seja, de obras produzidas por estudantes durante a sua formação superior, o trabalho faz parte da Competição Nacional, que tem 11 filmes selecionados, oito deles em estreia mundial.


O filme da UBI é exibido nos dias 23 (a partir das 18h30) e 24 de outubro (depois das 11h00), na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, em Lisboa.

 

O Doclisboa’21 – 19º Festival Internacional de Cinema decorre entre os dias 21 e 31 de outubro. O certame procura conceber a realidade através de novas formas cinematográficas de perceção, reflexão e ação, colocando o cinema em diálogo com a sua história, de modo a questionar o seu momento atual.

 

De acordo com a organização, o Doclisboa “interessa-se por filmes exigentes quanto às suas repercussões conceptuais e formais; filmes que testam as possibilidades artísticas e políticas do cinema e recusam categorizações; filmes que se relacionam com e espelham a complexidade do mundo”. Proporciona uma base para examinar o cinema e a contemporaneidade enquanto actos de convivência no e com o tempo”.

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados