RCB/TuneIn
Domingo, 28 Nov 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ESTE ESTREIA “LIBERDADE”
Rádio Cova da Beira
A Estação Teatral da Beira Interior vai estrear, no próximo dia quatro de Novembro, a terceira parte do tríptico “A Avenida” com a apresentação do trecho “Liberdade” dedicada aos anos 70 do século passado.
Por Nuno Miguel em 06 de Oct de 2021
A primeira apresentação pública está marcada para o Fundão, dia  quatro de Novembro, com sessões de quinta-feira a domingo até 21 de Novembro, no casino Fundanense. Depois o espectáculo seguirá para Castelo Branco, a três de Dezembro, Almada, a 11 de Dezembro, e Guarda a 13 de Janeiro.
De acordo com  a ESTE “a terceira parte da trilogia «A Avenida», com o subtítulo «Liberdade» reúne dramaturgicamente três coordenadas: a situação crítica de isolamento e subdesenvolvimento de um Portugal profundo, rural, nos últimos anos do regime ditatorial; as mudanças imediatas do dia 25 de Abril na vila do Fundão, tendo como elemento de referência espacial a Avenida Salazar, que passaria meses depois a intitular-se da Liberdade;  e o que significou esta ruptura para uma família da aldeia do Telhado, na Cova da Beira, a poucos quilómetros da urbe. Aldeia onde a pobreza, o desemprego, o problema da guerra do ultramar, a emigração, a fome, o analfabetismo, a falta de saneamento básico e de condições de saúde colocavam as suas gentes como que num estado praticamente apático”. 
O projecto “A Avenida”, iniciado em 2019, procura ser um retrato social e político de um país distante, mergulhado em muitos atavismos e debaixo de uma repressão política, moral e social tão profunda que, para milhões de pessoas, só cabia emigrar, fugir ou morrer.
Com dramaturgia e encenação de Nuno Pino Custódio, num processo de co-criação com Andreia Galamba, Carolina Cunha e Costa, Cuca Pires, Samuel Querido (actores) e Dário Cunha, Patrícia Raposo e Pedro Fino (colaboradores criativos). 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados