RCB/TuneIn
Terça, 18 Jan 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
IPCB INTEGRA PROJETO EUROPEU
Rádio Cova da Beira
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) é uma das entidades participantes no projeto europeu CT4 Silvercare Givers – Formação Certificada para Cuidadores da Economia de Prata. A integração nesta iniciativa surge através da Age.Comm – Unidade de Investigação Interdisciplinar – Comunidades Envelhecidas Funcionais.
Por Paulo Pinheiro em 30 de Sep de 2021

O projeto, que foi lançado no início de 2021, pretende desenvolver um programa de formação em envelhecimento ativo e com saúde para profissionais da Economia de Prata, onde o IPCB, especificamente, prestará apoio.

 Para além da formação, o objetivo passa pela criação de uma plataforma de aprendizagem onde serão colocados os conteúdos, incluindo oito módulos inovadores para serem testados com o público-alvo, e de uma comunidade de utilizadores através da plataforma, fórum e Living Labs deste projeto. No fundo, o maior objetivo é sensibilizar os profissionais da área para a importância do envelhecimento ativo e saudável, “promovendo a empregabilidade e mobilidade dos “silver caregivers” e dos trabalhadores ligados à “economia da longevidade”, que também irão desenvolver competências pessoais e sociais. Em paralelo, o combate à solidão e isolamento dos idosos faz-se ainda através de atividades lúdicas e da promoção do uso de ferramentas digitais”.

A iniciativa é financiada pela Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus + e tem a duração de dois anos. É desenvolvida por um consórcio que envolve parceiros de vários países. A integração do IPCB, para além da Unidade de Investigação Interdisciplinar, fez-se através dos docentes Maria João Guardado Moreira, Lucinda Carvalho e Vitor Pinheira.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados