RCB/TuneIn
Segunda, 25 Out 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
AUTÁRQUICAS 2021: PS CONQUISTA SERTÃ
Rádio Cova da Beira
As eleições autárquicas de ontem trouxeram poucas surpresas na zona do Pinhal, com grande parte dos municípios a reelegerem os mesmos eleitos que entram para os seus últimos mandatos. Destaque vai para a Sertã, onde o PS voltou a vencer no município 16 anos depois, com Carlos Miranda.
Por Paulo Pinheiro em 27 de Sep de 2021

Na Sertã, o candidato do PS Carlos Miranda foi a surpresa da noite, a vencer com maioria, tirando ao PSD uma Câmara Municipal que lhes pertencia desde 2005, há 16 anos. Com a saída de José Farinha Nunes por limitação de mandatos, o PS venceu com 47.66% dos votos e quatro mandatos. O PSD liderado por Paulo Farinha Luís ficou com 42.81% e três mandatos.  Na Assembleia Municipal, venceu também o PS, com 10 mandatos, os mesmos que PSD. O CHEGA elegeu um membro. Já em relação a freguesias, o PS conquistou cinco juntas, deixando o PSD com cinco também, menos três do que tinha em 2017.

 

Em Oleiros, Fernando Jorge, do PSD, foi reeleito para o seu terceiro e último mandato, com 51.30%, mantendo os três vereadores. Ainda assim, fica bem a baixo dos 58.39% conseguidos em 2017. O movimento independente MAIS OLEIROS fica com dois vereadores, tendo 41.39% da votação. Quanto à AM, o PSD consegue oito mandatos e o MAIS OLEIROS fica com sete mandatos. Nas freguesias, o PSD tem seis, O MAIS OLEIROS conquistou uma freguesia e outro movimento independente conseguiu vencer na freguesia de Orvalho.Existem duas freguesias cuja liderança vai ser decidida em plenário de eleitores.

 

Em Vila de Rei, o candidato do PSD Ricardo Aires voltou a vencer com maioria e avança agora para o seu terceiro e último mandato. Desta vez conseguiu 61.26%, o que lhe valeu quatro mandatos, os mesmos que na última eleição. O PS consegue praticamente 27% e fica apenas com um vereador. Na AM, o PSD vence, tendo agora 10 eleitos (tinha 11) e o PS fica com cinco eleitos (mais um que há quatro anos). Nas juntas de freguesia, uma destas ainda vai ter plenário de eleitores e nas outras duas, o PSD voltou a vencer e manteve ambas, mas desceu de 11 mandatos para 9 mandatos, ficando o PS com 6 e a CDU conquistando o seu primeiro mandato.

 

No concelho de Proença-a-Nova, o candidato do PS, João Lobo, conquistou o seu segundo mandato à frente do município, mantendo os quatro mandatos, mas reduzindo em 10% as intenções de voto. O PSD aumentou, mas só conseguiu manter o vereador que já tinha. Na AM, o PS venceu mas perdeu um mandato, tendo agora 10 eleitos. O PSD tinha quatro e conseguiu aumentar para cinco. Nas freguesias, o PSD até conseguiu mais percentagem de votos no geral, mas foi o PS a vencer a maioria das freguesias, com três freguesias contra uma do PSD, o mesmo resultado que se havia registado há 4 anos.

 

Em Vila Velha de Ródão, o candidato do PS, Luís Pereira, foi reeleito para o seu terceiro e último mandato, com uma percentagem histórica de 73.73% e 4 mandatos, ficando a coligação PSD/CDS-PP novamente com apenas um eleito. Na Assembleia Municipal, verificou-se o mesmo aumento, o que permitiu ao PS aumentar de 11 para 12 eleitos, ficando o PSD/CDS-PP com três eleitos. Já nas freguesias, o PS voltou a ganhar as quatro freguesias, aumentando os mandatos de 21 para 24 e tendo mais 10% da votação.

 

 

 

 

 

 

c/ Fernando T 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados