RCB/TuneIn
Segunda, 25 Out 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ASTA ESTREIA ESPETÁCULO PEDAGÓGICO
Rádio Cova da Beira
A Asta vai apresentar, esta noite, a partir das 21h, na escola secundária Campos Melo, um espetáculo integrado no projeto TEAM, que tem como objetivo promover o ensino da matemática de forma divertida.
Por Paula Brito em 24 de Sep de 2021

“É um espetáculo para as escolas, sobretudo para o público de segundo e terceiro ciclos, e é sobre os medos da matemática. Em outubro, iremos estar por todos os agrupamentos do concelho. Esse projeto faz parte do TEAM - Theatre in Mathematics, e até dezembro iremos revelar vários resultados finais, inclusive um manual para que depois os professores possam usar várias ferramentas teatrais para a promoção e o ensino da matemática.”

 

Segundo Sérgio Novo, diretor artístico da Asta, o manual é apenas uma das ferramentas que vão resultar deste projeto.

 

“O fundamental será esse manual, que fica disponível online e gratuitamente, para qualquer pessoa ter acesso. Ao mesmo tempo, vai haver artigos científicos sobre a temática, sobre o recurso às artes para o ensino da disciplina, vídeos e vai ter este espetáculo, que nós intitulamos de conferência teatral, que visa irmos às escolas a demonstrar que a matemática pode ser divertida.”

 

Segundo Sérgio Novo, o projeto é baseado num método, já utilizado pela Asta noutro projeto, e que tem origem em Itália.

 

“Este método foi criado por Maurício Bertolucci, que faz parte da Universidade de Turim, na componente do teatro social, e é um método que ele tem vindo a desenvolver, já de há largos anos, e que já foi usado no Tell Me. Neste momento estamos a usar este método no Team, de uma forma mais concreta na componente da matemática.”

 

Depois da Campos Melo, esta noite, o espetáculo vai percorrer todos os agrupamentos de escolas do concelho da Covilhã.   

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados