RCB/TuneIn
Terça, 26 Out 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
CHUVA DE PROMESSAS EM BELMONTE
Rádio Cova da Beira
Ao contrário do que disse no debate promovido pela RCB, a primeira medida que o candidato do PSD à câmara de Belmonte vai tomar, se vencer as eleições autárquicas, é solicitar uma auditoria aos últimos dois mandatos de António Dias Rocha.
Por Paula Brito em 18 de Sep de 2021

“Não podemos tolerar que um presidente de câmara ache que uma dívida de 11 milhões de euros, num concelho com 6 mil habitantes, não seja preocupante. E depois, a desculpa esfarrapada de que, na verdade, são apenas 5 milhões porque 7 milhões são da água! A dívida da água não é dívida também?”

 

Ontem à noite, na apresentação de todos os nomes que se candidatam aos órgãos autárquicos do concelho, André Reis deixou também a promessa de construir uma ciclovia, que interligue todo o concelho, e criar uma rede de bicicletas elétricas que permita o seu usufruto. Mas, as promessas, no capítulo da mobilidade, não ficaram por aqui.

 

“Iremos dotar todo o concelho de Belmonte de uma rede de transportes públicos que garanta que qualquer munícipe que necessite de se deslocar, o possa fazer em tempo útil, e não apenas duas vezes por dia. Apostar na mobilidade requer também uma aposta na esburacada rede viária do nosso concelho.”

 

André Reis promete também mexer nos impostos municipais.

 

“Iremos manter a taxa de IMI nos 0,3%, vamos criar incentivos reais à natalidade, vamos aumentar a taxa de devolução do IRS e vamos, para que todos saibam que existem incentivos ao repovoamento do interior, divulgar e oferecer auxílio nas candidaturas ao programa Interior Mais do IEFP.”

 

O candidato do PSD, apoiado pelo CDS, quer um concelho amigo do idoso. E além de garantir a continuidade dos passeios e convívios, promete novas medidas para esta área.

 

“Para além de uma loja social, em sentido lato, uma loja do idoso, vocacionada para as necessidades específicas desta faixa etária, e iremos, dentro das nossas possibilidades, aumentar os apoios às IPSS.”

 

André Reis promete ainda tornar mais justa a fatura da água.

 

“Prometo que não só iremos fixar o preço da água, como iremos desenvolver um projeto piloto para implementar uma verdadeira revolução naquilo que é o modelo de taxação dos resíduos sólidos, para libertar a fatura da água desse enorme encargo que são as taxas de resíduos sólidos que são calculadas em função do consumo da água, sem atender ao lixo produzido.”

 

A apresentação da candidatura do PSD contou com a presença do eurodeputado Paulo Rangel que trazia uma mensagem “curta e clara”. Uma vez que os autarcas não têm estado à altura de um concelho como Belmonte, que tem "uma marca nacional", Paulo Rangel tocou a sino a rebate.

 

“É fundamental, que cada uma de vós, e que cada um de vós, que estão aqui nesta noite, saiam daqui, nesta semana que nos resta, e vão, porta a porta, rua a rua, aldeia a aldeia, loja a loja, empresa a empresa, quinta a quinta, exploração agrícola a exploração agrícola, dizer que é preciso mudar, é urgente mudar, esta é a hora.”

 

O apelo deixado por Paulo Rangel, ontem à noite, em Belmonte, para a derradeira semana de campanha eleitoral. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados