RCB/TuneIn
Segunda, 25 Out 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO NA COVILHÃ
Rádio Cova da Beira
O Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior recebe, entre os dias 24 de setembro e 2 de outubro, as Jornadas Europeias do Património 2021. O programa que tem como mote “Património de, por e para Todos, porque o Património é nosso” e celebra o Património Inclusivo e Diversificado.
Por Paulo Pinheiro em 15 de Sep de 2021

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a riqueza e diversidade do património industrial na Covilhã, na Cidade-Fábrica e no concelho, as Jornadas Europeias trazem o Professor Jorge Custódio, emérito investigador do património industrial do país e da Covilhã para promover uma visita guiada pelo Circuito do Vapor, a decorrer no dia 25 de setembro, pelas 15h30.

 

A visita inclui a passagem pela Tinturaria setecentista pombalina na Real Fábrica de Panos, pelas estruturas arqueológicas e pelas caldeiras a vapor De Naeyer & Cie., na Real Fábrica Veiga, e Babcock & Wilcox da Tinturaria Alçada, na Tinturaria – Galeria de Exposições. Três locais com património arqueológico alvo de ações de preservação e salvaguarda.

 

Também nos dias 24 e 26 de setembro serão realizados dois percursos pedestres urbanos pelo património industrial, enquadrados na Rota da Lã: a Ribeira da Goldra e o Centro Histórico. Ainda durante estes dias, as Reais Fábricas de Panos e Veiga estarão abertas para visitas guiadas, totalmente gratuitas, às 11h e às 15h, com percurso pelo tema “Da manufactura à Industrialização dos Lanifícios”. No dia 2 de outubro, será percorrido o Trilho dos Operários, da Bouça à Covilhã.

 

A participação nas Jornadas Europeias do Património 2021 é livre e gratuita, mas está limitada ao número de participantes, pelo que se recomenda a inscrição prévia através do 275241411 ou em muslan@ubi.pt.

 

 

c/ Lara Cardoso 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados