RCB/TuneIn
Sexta, 19 Out 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL√ćTICA
MUNIC√ćPIOS COM PROJECTOS COMUNS
Autarquias que integram o Parque Natural da Serra da Estrela vão propor ao governo iniciativas conjuntas de recuperação e dinamização
Por Nuno Miguel em 23 de Apr de 2008

O estudo encomendado pelas câmaras municipais da Covilhã, Guarda, Celorico da Beira, Gouveia, Manteigas e Seia à escola de gestão do Porto foi discutido entre os autarcas e Daniel Bessa, coordenador do plano. O documento aponta para medidas como a recuperação de caminhos florestais sem quebras nos limites concelhios, a dinamização de produtos locais e a definição das postas de entrada no maciço central.

O trabalho final vai estar concluído em Maio para posteriormente ser candidatado a fundos comunitários. No entanto Carlos Pinto, presidente da câmara da Covilhã diz ter "expectativas reduzidas em relação aos resultados, porque o governo exige que os municípios se associem por NUT`S" e neste caso as autarquias integram 3 nomenclaturas de unidade territorial distintas.

Ainda assim Álvaro Amaro, presidente da câmara de Gouveia afirma que "o estado tem de valorizar a associação destes municípios em torno de uma marca comum que é a Serra da Estrela".

Os autarcas já solicitaram uma reunião ao ministro do ambiente, Nunes Correia, para apresentarem as conclusões deste estudo. Em cima da mesa está a possíbilidade de criação de uma empresa intermunicipal ou associação para poder candidatar a financiamento as acções definidas na versão final do plano.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados