RCB/TuneIn
Domingo, 16 Jan 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
AEGX: AULAS COMEÇAM ANO DIA 17
Rádio Cova da Beira
No Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto (AEGX), no Fundão, o regresso às aulas, para todos, é no dia 17 de setembro. Um dia antes, haverá a habitual receção aos alunos. Este ano, a grande alteração é que o desfasamento de horários de entrada vai ser por ciclos e não por anos.
Por Paula Brito em 30 de Aug de 2021

Uma alteração que só acontece na escola sede do agrupamento, na cidade do Fundão, já que em Silvares há espaço suficiente para manter os mesmos horários.

 

“Por exemplo, em relação a Silvares, porque o número de alunos também o permite e a escola tem espaço suficiente, o horário vai ser igual para todas as turmas, vamos manter uma sala para cada turma, o mesmo se sucederá em relação à escola da Gardunha, e aí a grande alteração em relação a este ano é que em vez de fazermos as entradas por anos, vamos fazer por ciclos. Vamos ter horários desfasados entre o segundo e o terceiro ciclo.”

 

Jorge Andrade, diretor do Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, explica ainda que no dia 16 a receção aos alunos também será desfasada.

 

“Às 9h vamos receber os alunos do 5.º ano que chegam, pela primeira vez, à escola, quer na Gardunha quer em Silvares, e por volta das 11h fazemos a receção aos alunos do 7.º ano que também mudam de ciclo e têm uma organização um bocadinho diferente e vão iniciar uma etapa diferente no seu percurso escolar. No dia 17 teremos todos os estabelecimentos em atividades letivas.”

 

Nas restantes escolas do AEGX a receção será feita para todos em simultâneo, à exceção do Jardim de Infância Porta Aberta, onde será feita a receção apenas aos alunos que frequentam o jardim de infância pela primeira vez, e na escola de 1.º ciclo das Tílias que fará a receção aos alunos do primeiro e segundo ano de manhã e 3.º e 4.º anos, à tarde. Em ambos o caso, segundo Jorge Andrade, fica a dever-se ao elevado número de alunos dos dois estabelecimentos de ensino.

 

Apesar de tudo, o diretor do AEGX espera que este seja o ano do regresso da normalidade às escolas.

 

"Sinceramente, espero que seja o ano do regresso à normalidade e à vida normal de uma escola onde se possam fazer trabalhos de grupo e jogos de equipa."

 

No Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto são 1145 os alunos que vão iniciar o ano letivo no dia 17 de setembro. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados