RCB/TuneIn
Quarta, 19 Jan 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
SÉRGIO MENDES APRESENTA ESTUDO PIONEIRO
Rádio Cova da Beira
O investigador Sérgio Mendes apresentou uma proposta que explica, em 67%, a classificação dos árbitros portugueses dos quadros nacionais a partir de variáveis preditivas como a idade, experiência acumulada ou origem geográfica.
Por Nuno Miguel em 26 de Jul de 2021
Através da análise dos dados dos árbitros que integraram os quadros da FPF entre 2009 e 2019 foi possível concluir que os árbitros que têm as melhores classificações são mais velhos, têm maior experiência nos quadros nacionais e são originários das zonas de maior densidade populacional. Também a realização de percursos paralelos, a nível escolar, desportivo ou profissional é condicionada pelas exigências inerentes ao desempenho da função de árbitro, embora contribua para o desenvolvimento de competências transferíveis. 
Neste trabalho, Sérgio Mendes sugere “a reformulação do paradigma formativo vigente, que procure minimizar as diferenças contextuais de base, e a introdução de programas que estimulem o desenvolvimento de uma carreira dual”.
A proposta está inserida na tese de doutoramento em educação intitulada “A excelência na arbitragem: O papel das instituições educativas e desportivas” que foi defendida na UBI no passado dia 16 de Julho. O trabalho foi orientado por Ema Oliveira e Bruno Travassos, da UBI, e a colaboração de Diogo Monteiro do instituto politécnico de Leiria.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados