A Residência “AXisto Criativo” realiza-se na Aldeia do Xisto da Barroca, de 23 de julho a 1 de agosto, onde vão ser desenvolvidas ações relacionadas com a temática da escrita, expressão dramática, cenografia e figurinos, entre outras expressões artísticas.
A residência acolhe jovens entre os 16 e os 26 anos que tenham autorização do encarregado de educação, a ser necessária, uma declaração de honra relativo a um período de confinamento nos quatro dias anteriores ao início do programa e um teste negativo à Covid-19, realizado pelo menos 72h antes ou vacinação realizada.
Mesmo invocando temas da área artística, esta casa não exige experiência dos jovens que queiram participar nela, mas o resultado do trabalho realizado durante a semana será apresentado ao público dia 31 de julho, na Barroca. A inscrições estão abertas até sexta-feira, 16 de julho e o valor de participação é de 50 euros, 35 para sócios da Histérico.
Já está também a decorrer a receção de filmes que vão ser selecionados para o Festival “Gardunha Fest”, dedicado ao cinema sob a temática do paranormal, que tem lugar no último fim-de-semana de agosto. A Serra da Gardunha serviu de mote a este festival já que “proporciona motivos de encanto, interesse, curiosidade ímpares” de acordo com a organização.
O programa inicia-se logo na sexta-feira com um concerto e ao longo do fim-de-semana serão exibidas as curtas-metragens em três categorias: nacional, internacional e sub-18. As curtas terão emissão streaming e só serão aceites aquelas com mínima duração de um minuto e máxima de 10, cujo ano de produção deve ser de 2016 a 2021. A participação de filmes que já tenham sido admitidos em edições anteriores será excluída.
c/ Lara Cardoso