RCB/TuneIn
domingo, 29 jan 2023
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
MORREU O "TI PAULO"
Rádio Cova da Beira
Faleceu Paulo Pissara Bernardino (carinhosamente tratado por Ti Paulo). Tinha 85 anos, nascido e criado na sua terra, a freguesia de Silvares, nunca deixou ninguém indiferente pela sua paixão no tocar, no construir de bombos e pífaros. Membro há mais de meio século do Rancho Folclórico daquela vila do concelho do Fundão.
Por Paulo Pinheiro em 14 de Jul de 2021

Em nota, a direção do Rancho Folclórico de Silvares (RFS) manifesta o seu mais sentido pesar e consternação pela partida Paulo Pissara Bernardino, conhecido por todos, de Norte a Sul de Portugal, por “Ti Paulo” o tocador de pífaro. 

" Exímio tocador, arrebatou, sempre, os melhores aplausos das inúmeras plateias, dos imensos seguidores do folclore regional e nacional. Os palcos com ele ganhavam uma dimensão absolutamente vibrante, o toque do pífaro e do bombo era tocado com arte e mestria", referem os responsáveis do rancho silvarense.  

Paulo Pissara Bernardino deixa ligações profundas com todos os que pertenceram e pertencem ao Rancho Folclórico e Silvares, num percurso de mais de 50 anos. "Neste ano que se inicia, a caminho da celebração do 75.º aniversário da fundação do Rancho Folclórico de Silvares, a perda deste mestre do pífaro é uma enorme tristeza que só é suavizada pelas inúmeras recordações, de boas e alegres vivências, que o Ti Paulo deixa na nossa associação, em cada dos seus elementos e estamos certos por todo Folclore Português.", frisa.

O Rancho Folclórico de Silvares despede-se esta quarta-feira, 14 de Julho,  pelas 17:45 no cemitério de Silvares, "de um amigo, de um exímio tocador de pífaro, de enorme artesão que contribuiu para a dinâmica da nossa coletividade para a difusão do folclore da Beira-Baixa, para deleite e jubilo de plateias com o toque do pífaro, pelo toque e habilidade ímpar de estar em cima de palco, de alma e coração, a mostrar ao mundo a moda do bombo", conclui. 

A direcção do RFS endereça a toda família uma palavra de solidariedade e de pesar.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2023 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados