Sinopse :
“Transient Boundaries” é um projeto de investigação e de criação artística (practice-as-research) inspirado no património material e imaterial associado aos lanifícios da Covilhã e que se enquadra na área da performance audiovisual site-specific. Esta residência artística tem como propósito a criação de uma performance a apresentar em setembro próximo e que explora a natureza diversa do som e sua relação com a imagem, estabelecendo uma ponte com a reconstrução de uma envolvente sensorial que remete para lugares (des)conhecidos e procura gerar interpretações diversas.
Ficha Artística
Conceito, gravação, edição, som, imagem e composição: Frederico Dinis I Produção: Quarta Parede - Festival Y#17 I Apoio: Quarta Parede, Pensamento Voador, CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, ObEMMA - Observatory of Electronic Music and Media Art
Área artística: arte site-specific
Sobre Frederico Dinis
Investigador, artista audiovisual, artista sonoro e compositor que procura representar um espaço-tempo figurativo, combinando narrativas sonoras e visuais com espaços incomuns, muitas vezes desenvolvidos em colaboração com artistas visuais, dançarinos, coreógrafos, intérpretes, músicos e curadores.
O seu trabalho artístico é enquadrado na área de performance sonora e visual e procura fomentar processos audiovisuais que se movem entre passado e presente, comunidade e indivíduo, e entre tipos específicos de performatividade.
Reflete sobre a importância de contextos específicos do local e do sentido do lugar, e a relação entre performatividade e representação da memória, tomando como ponto de partida a interação com espaços, e a apropriação de memórias e discursos. Procura gerar diferentes interpretações e emoções ambíguas através do diálogo entre som e imagem, permitindo ao espectador experimentar uma imersão contemplativa, a fim de ser transportado para lugares que ele não conhece ou reconhece.
Como artista a solo, lançou sete obras de música eletrónica ambiente. Suas sonoridades são híbridas e integram um conjunto de influências: ambiente, drone, paisagem sonora, soft noise e o minimal electronic. As suas composições baseiam-se em gravações de campo, texturas atmosféricas e padrões em evolução, marcados por ritmos fragmentados.