RCB/TuneIn
Segunda, 27 Set 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
CNU'S 2021: COVILHÃ E FUNDÃO DE 19 A 30 JULHO
Rádio Cova da Beira
A Parada da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, foi palco ontem(dentro de todas as normas de segurança emanadas pela DGS), da realização da cerimónia de apresentação e sorteios das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários Covilhã/Fundão 2021. Organiza AAUBI/FADU, com apoio dos dois Municípios locais, Reitoria UBI, UFCC, e clubes das 2 cidades.
Por Miguel Malaca em 09 de Jul de 2021

O evento contou com a presença do Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira. Presidentes das Câmaras Municipais de Covilhã e Fundão, Vitor Pereira e Paulo Fernandes, respectivamente. Abel Cardoso, da União de Freguesias Covilhã e Canhoso. Adérito Marques, presidente da ABCB, Pedro Farromba, presidente da FDI Portugal, David Silva, presidente da Junta de Freguesia do Tortosendo, André Reis, presidente da FADU, Ricardo Nora, presidente da AAUBI, Jorge Braz, Selecionador Nacional de futsal FPF, e Pedro Dias, director para o futsal na FPF, e ainda um representante da Fundação do Desporto.

Pela Universidade da Beira Interior, estiveram presentes, os vice-reitores, Amélia Augusto e Sílvio Mariano.

Nos que diz respeito às competições, todos os intervenientes foram unânimes: 

Estes campeonatos, independentemente da altura do ano em que realizam, vão ser os melhores de sempre, acreditam.  Acrescentando que a aposta nesta região demonstra bem a potencialidade da Cova da Beira, em poder receber, de novo, este tipo de provas, com o apoio dos municípios, clubes, UBI, voluntários, vai dar também mais visibilidade, não só em termos desportivos, mas também ao nível económico e social, nas duas cidades e região.

Com o lema "Desporto Sim, Isolamento Não", Reitoria da UBI, Municípios de Covilhã e Fundão, FADU, AAUBI e Governo, dão assim o mote, para que, a actividade desportiva, com fair-play, respeito, disciplina, socialização e partilha, André Reis e João Sobrinho Teixeira, esperam que estes campeonatos nacionais universitários, sejam um bom exemplo de cidadania e pura competição leal, dentro de todas as normas de segurança da DGS, onde inclusivamente, todas as comitivas presentes, quando chegarem à região, e durante a estadia, inclusive, terão de realizar obrigatoriamente testes de despistagem à Covid 19, e que não se podia perder esta oportunidade de realizar o evento, nem esta geração de atletas/estudantes, ano e meio depois, por motivo da pandemia.

Estarão presentes mais de 1.000 atletas/estudantes, que irão competir em 6 modalidades.

Um terço da capacidade das instalações desportivas (pavilhões), poderá ser ocupado pelo público.

A AAUBI vai participar nas modalidades de Futsal Masculino(Grupo A) e Feminino(Grupo B), Futebol Masculino(Grupo A) e Feminino(Grupo B), Voleibol Masculino(Grupo A) e Feminino(Grupo A), Andebol Masculino(Grupo A) e Feminino(Grupo único), e Basquetebol Masculino(Grupo A). 

No Basket Masculino também participa no Grupo B, o IPCB (Castelo Branco). 

Os jogos realizam-se diariamente, nos pavilhões do Municipal do Fundão, GD Valverde, UBI, Teixoso, CDC, e complexos desportivo da Covilhã e AD Estação.

Afonso Gomes, ex-presidente da AAUBI, é o novo secretário geral da organização (substituiu Nuno Oliveira no cargo). 

Recorde-se que a nossa região (depois de 1993, 1997, e 2013(englobou na altura a vila de Belmonte), vai receber pela quarta vez, a realização das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados