RCB/TuneIn
Segunda, 12 Abr 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
“PÁSCOA NA IDANHA” EM DOCUMENTÁRIO
Rádio Cova da Beira
A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova editou um DVD sobre o ciclo da Páscoa no concelho, um filme realizado por David Mira que documenta a riqueza das tradições quaresmais e pascais em 11 localidades do concelho. É o primeiro trabalho de um projeto, coordenado por Alexandre Gaspar e António Catana, que pretende ir mais além e realizar outros documentários sobre a temática.
Por Paula Brito em 05 de Apr de 2021

Outras da categoria:

Em relação a este primeiro filme, o presidente da câmara municipal de Idanha a Nova, Armindo Jacinto, refere, em comunicado, que “Este filme tem como protagonistas as gentes do concelho de Idanha, que têm sabido honrar o património que nos legaram os nossos pais e avós, um conjunto de tradições a que chamamos Mistérios da Páscoa. São cerca de 300 eventos ao longo de 90 dias, da Quarta-Feira de Cinzas ao Domingo de Pentecostes”.

 

“Páscoa na Idanha – 1ª Parte” é o primeiro filme de um projeto coordenado por Alexandre Gaspar e António Catana. Este último, historiador do concelho de Idanha a Nova, adianta que “estão em vista mais três a quatro filmes, de hora e meia cada, com a finalidade de dar a conhecer as tradições quaresmais e pascais de cada uma das comunidades do concelho de Idanha e permitir a preservação desta preciosa herança, num mundo globalizado”.

 

Neste primeiro filme podem observar-se registos fílmicos de manifestações de 11 localidades do concelho de Idanha-a-Nova, nomeadamente Monsanto, Salvaterra do Extremo, Medelim, Ladoeiro, Proença-a-Velha, Monfortinho, Idanha-a-Nova, Penha Garcia, Alcafozes, Zebreira e Rosmaninhal. No próximo filme vão aparecer outras localidades e voltam a surgir algumas destas, adianta ainda o município, em comunicado.

 

O realizador do filme, David Mira, sublinha que “o trabalho é feito de forma a dignificar as tradições e a motivar as pessoas que as realizam, para que continuem a desenvolver estas manifestações exemplares do que é a Páscoa no interior de Portugal, hoje desaparecidas em grande parte do país, mas que são um diamante em bruto no concelho de Idanha”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados