RCB/TuneIn
Segunda, 29 Nov 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"OS PASSOS DA VIA SACRA" EM IDANHA-A-NOVA
Rádio Cova da Beira
Idanha-a-Nova tem patente a instala√ß√£o art√≠stica urbana ‚ÄúOs Passos da Via Sacra‚ÄĚ, que compreende um conjunto de 15 imagens em exposi√ß√£o nas ruas da vila, at√© ao pr√≥ximo dia 4 de Abril. O munic√≠pio de Idanha-a-Nova associou-se √† iniciativa Aleluia em Casa 2021 e convidou Susa Monteiro a ilustrar os Passos da Via Sacra, evocando as encomendas de arte religiosa de outrora.
Por Paulo Pinheiro em 22 de Mar de 2021

"Esta é uma forma de assinalar o património cultural imaterial do concelho associado à Quaresma e à Páscoa, num período em que devido à pandemia de COVID-19 não é possível realizar as tradicionais manifestações de religiosidade popular”, disse o presidente da câmara municipal de Idanha-a-Nova na apresentação da instalação. 

O conjunto de imagens configura uma instalação artística urbana pelas ruas da vila de Idanha-a-Nova e recorda os arranjos piedosos efémeros, montados nesta ocasião para edificação dos fiéis e que, em tempos idos, incluíam panos pintados de armar.

As ilustrações de Susa Monteiro têm o seguinte percurso: I – Jesus é condenado à morte (Igreja Matriz de Idanha-a-Nova); II – Jesus carrega a cruz às costas (Solar dos Marqueses da Graciosa); III – Jesus cai pela primeira vez (Largo da Sra. do Rosário); IV – Jesus encontra a Sua Mãe (Capela de S. Francisco Xavier); V – Simão de Cirene ajuda Jesus (Capela de S. João); VI – Verónica limpa a face de Jesus (Largo 25 de Abril); VII – Jesus cai pela segunda vez (Av. Mouzinho de Albuquerque); VIII – Jesus encontra as mulheres de Jerusalém (Rua Heróis do Ultramar); IX – Jesus cai pela terceira vez (Jardim dos Antónios); X – Jesus é despojado de Suas vestes (Capela do Espírito Santo); XI – Jesus é pregado na cruz (Edifício dos Paços do Concelho); XII – Jesus morre na cruz (Rua António Manzarra); XIII – Jesus é descido da cruz (Largo de Sto. António); XIV – Jesus é sepultado (Capela da Sra. das Dores); XV – Ressurreição (Centro Cultural Raiano – representação colocada apenas no Domingo de Páscoa).

As ilustrações são de Susa Monteiro; Curadoria: Paulo Longo; Design gráfico: Jorge Silva, Nuno Capelo; Revisão de conteúdos: Carla Costa, Sofia Espada e montagem de Eduardo Lopes, João Reis e Ricardo Boga.



  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados