RCB/TuneIn
Segunda, 29 Nov 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CMF CLASSIFICA CONVENTO DO SEIXO
Rádio Cova da Beira
A câmara municipal do Fundão decidiu classificar, como monumento de interesse municipal o convento do Seixo. O processo já teve a concordância da direcção regional de cultura do centro e com o parecer favorável do departamento de bens culturais da direcção geral do património cultural.
Por Nuno Miguel em 19 de Mar de 2021
O processo de classificação foi iniciado em Novembro do ano passado e foi concluído no passado mês de Fevereiro com a publicação da classificação em Diário da República”. De acordo com o município “está em causa um imóvel que, no domínio histórico e arquitectónico, constitui um valor cultural de significado notável para o concelho do Fundão e que deve ser protegido e valorizado”. 
A história do convento de Nossa Senhora do Seixo, no Fundão, remonta ao século XVI, nomeadamente a 1577, altura em que foi construído para receber frades capuchos da Ordem de São Francisco. Após dois séculos, em 1779, D. Maria I decidiu transformar o espaço numa escola pública, tendo posteriormente sido abandonado e ficado em ruína. Depois de diversos projetos, o antigo convento foi reconvertido, em 2018, no Convento do Seixo Design Hotel & Spa, o primeiro hotel cinco estrelas da região da região e que teve a preocupação de manter a traça original do edifício, mantendo apontamentos arquitectónicos como é o caso do claustro e da fonte principal, num investimento total de mais de três milhões de euros.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados