RCB/TuneIn
Segunda, 06 Dez 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ALUNOS DE MÚSICA DO IPCB SELECCIONADOS
Rádio Cova da Beira
Rita Carreira Santos, aluna do 3º ano da licenciatura em Música, variante Instrumento - Flauta Transversal, foi selecionada como finalista no concurso internacional "Young Artist" da British Flute Society. Manuel Valério, aluno da licenciatura em Música, variante Instrumento - Trompete, foi selecionado para integrar a academia da Orquestra Filarmónica Portuguesa.
Por Paulo Pinheiro em 14 de Mar de 2021

A aluna da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, Rita Carreira Santos, da classe da professora Katharine Rawdon, ficou selecionada entre os 23 finalistas, na categoria até aos 24 anos, num concurso com jovens músicos provenientes de todo o mundo.

O processo de seleção envolveu o envio de um vídeo pelos concorrentes, sendo que no programa de Rita Santos constava uma obra a solo da Catarina Bispo (Portugal) e uma peça para flautim a solo de David Loeb (Estados Unidos da América).

A maior parte dos finalistas selecionados no concurso internacional "Young Artist" da British Flute Society estudam em reputados conservatórios do Reino Unido, país de renome especial na área da flauta transversal, o que demonstra a dimensão do trabalho executado pela aluna da ESART-IPCB e do nível dos resultados além-fronteiras alcançados pela aluna.

A British Flute Society é a organização de flauta mais antiga da Europa e uma instituição de caridade dedicada a celebrar e promover a flauta.

A apresentação  dos finalistas, e respetivas atuações encontra-se disponível  em https://www.facebook.com/BritishFluteSociety/videos/?ref=page_internal

 

 

 

Já Manuel Valério, da classe dos professores António Quítalo e José Almeida, foi seleccionado para integrar a academia da Orquestra Filarmónica Portuguesa,  academia tem como principal missão a formação orquestral de alguns dos mais talentosos jovens instrumentistas residentes em Portugal. O aluno da ESART-IPCB foi selecionado através de audições, sendo a fase seguinte os ensaios e alguns concertos em Portugal ou no Estrangeiro.

Todos os anos são convidados para colaborar com este projeto educativo solistas de renome internacional que, para além de atuarem com a Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa, poderão ministrar masterclasses, o que constitui outra excelente oportunidade de aprendizagem para estes jovens músicos. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados