RCB/TuneIn
Segunda, 12 Abr 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
O TEU BEIJO COMO UM VINHO
Rádio Cova da Beira
É este o título da antologia de poesia organizada pelo poeta Gonçalo Salvado lançada neste dia internacional da mulher pela editora “Lumen”, em parceria com a “Quinta dos Termos”, e que celebra o vinho na poesia amorosa feminina de língua portuguesa. Esta antologia insere-se numa colecção de poesia dirigida por Ricardo Paulouro.
Por Nuno Miguel em 08 de Mar de 2021
Com ilustrações da pintora Graça Morais “o livro reproduz no título um verso, da mais emblemática poetisa amorosa da língua portuguesa, Florbela Espanca, e colige poemas de amor e eróticos, com referência ao vinho, de poetisas portuguesas, brasileiras e africanas do Século XX até à atualidade, acompanhados por breves notas biográficas das autoras. Trata-se da primeira antologia poética publicada em Portugal sobre esta temática”, afirma a editora em comunicado.
A “Lumen” acrescenta que “nunca será demais lembrarmos a coragem de algumas mulheres poetas que no início do século XX, ousaram cantar o amor, o prazer e o erotismo, sem constrangimentos, em versos impregnados de paixão e de volúpia, numa proclamação de revolta contra todas as convenções e no sentido de uma franca desobediência a todos os preconceitos. Esta antologia poética tem como objectivo prestar-lhes homenagem e igualmente às que depois delas vieram e lhes seguiram o exemplo”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados