A Associação Desportiva da Estação (Centro Básico de Formação de Futebol - FPF), em virtude da crise pandémica relacionada com a Covid-19, está impossibilitada de organizar actividades presenciais, mas em dia de aniversário, decidiu promover um ciclo de conferências dedicado a vários temas relacionados com o Desporto.
A sessão de abertura acontece às 10h00, com a participação de representantes da FP Futebol, AF Castelo Branco, Município da Covilhã, União de Freguesias Covilhã e Canhoso, e AD Estação.
Às 10h30, está marcada a 1ª sessão, com a presença de António Vicente, docente da Universidade da Beira Interior (Departamento de Ciências do Desporto), que irá abordar o tema "Desporto e Educação".
Com 45 anos ligados ao futebol de formação(principalmente), o clube covilhanense, realiza a partir das 11h15, um colóquio sobre a "Evolução da ADE ao longo dos anos", com a presença de dirigentes, treinadores, e atletas, ligados à instituição.
Durante a tarde, Filipa Pinto, actual jogadora da equipa feminina sénior da AD Estação, participa às 15h, para falar sobre "Igualdade de Género no Futebol".
A última conferência está agendada para as 15h45.
Rui Reis, treinador de futebol na ADE, será o convidado, e falará sobre "Ética e Fair-Play na Óptica do Treinador".
O evento termina às 16h30, com o cantar dos parabéns e o cortar do bolo de aniversário.
Recorde-se que a AD Estação da Covilhã (condecorada pelo Governo com a medalha de mérito desportivo em 2005) teve ao longo da sua história de 45 anos (06/03/1976), quatro presidentes de direcção:
Carlos Serra, Joaquim Matias, Vitor Rebordão, e agora, Paulo Ramos.