RCB/TuneIn
Segunda, 12 Abr 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
QUADRAG√ČSIMA EM FORMATO ONLINE
Rádio Cova da Beira
O projecto em rede de promo√ß√£o das manifesta√ß√Ķes da cultura imaterial ligadas ao per√≠odo da Quaresma, promovida pelos munic√≠pios de Belmonte, Covilh√£, Fund√£o, Guarda e Sabugal vai ser este ano desenvolvido em formato digital. Devido √†s restri√ß√Ķes causadas pela pandemia foi criado um site e redes sociais pr√≥prias onde v√£o estar dispon√≠veis alguns dos momentos mais marcantes das edi√ß√Ķes anteriores, exibindo eventos numa programa√ß√£o art√≠stica que envolve as comunidades locais.
Por Nuno Miguel em 04 de Mar de 2021
Com início no Fundão em 2003, a Quadragésima alargou-se aos concelhos de Belmonte, Covilhã, Guarda e Sabugal, “o que proporciona vivências únicas nos diversos territórios, nos quarenta dias que antecedem a Páscoa”, refere o município do Fundão do Fundão em comunicado. A Quadragésima é um projecto cultural que pretende “construir e comunicar a identidade de um território, revelando em toda a sua plenitude a religiosidade das gentes desta região”.
A exemplo de outros projetos que têm sido desenvolvidos em rede, como é exemplo a recente candidatura da Guarda a capital europeia da cultura, a iniciativa “está a traçar um caminho de reinvenção das tradições da Quaresma, do património religioso e dos eventos culturais destes cinco municípios, conjugando-os numa agenda única, apesar das particularidades de cada um, e divulgando-os em conjunto”.
A Via Sacra, a procissão dos passos, a encomendação das almas, o canto dos martírios, as alvíssaras, as procissões dos penitentes, do Senhor da Cana Verde e a do enterro do Senhor são algumas das manifestações religiosas mais conhecidas associadas à Quaresma, que representa “no conjunto das suas diversas celebrações, um dos mais diversificados e valiosos conjuntos das manifestações tradições da região Beirã”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados