RCB/TuneIn
Segunda, 12 Abr 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
IDANHA EXIGE SEDE DE NOVA ESCOLA
Rádio Cova da Beira
A assembleia municipal de Idanha-a-Nova aprovou por unanimidade uma moção onde exige que a sede da futura escola superior de informática e gestão do IPCB fique sediada naquele concelho, caso se concretize o processo de reorganização do instituto politécnico de Castelo Branco que prevê a redução das actuais seis escolas para quatro.
Por Nuno Miguel em 03 de Mar de 2021
De acordo com o presidente da câmara de Idanha, o município “tem estado na linha da frente na luta pela ESGIN, porque entendemos ser absolutamente crucial a manutenção do ensino superior público em Idanha-a-Nova, com o sucesso que tem tido ao longo dos anos”. Armindo Jacinto acrescenta que “a nossa convicção é que os novos estatutos aprovados pelo conselho geral do IPCB não asseguram a continuidade de uma escola com sede e autonomia em Idanha-a-Nova, pelo que já fizemos questão de comunicar a nossa posição junto do governo, colaborando nesta pretensão com o movimento pela autonomia da ESGIN, a associação de estudantes da escola e o conselho coordenador dos institutos superiores politécnicos”.
A moção agora aprovada afirma que “não pode ser um governo socialista a aumentar as assimetrias territoriais e a aceitar a saída da sede desta escola superior do concelho, homologando os estatutos como estão redigidos, que não definem a sede de uma das quatros escolas em Idanha-a-Nova”, acrescentando que “tal alteração aos estatutos nunca foi discutida ou veio a público antes das eleições para a presidência do politécnico de Castelo Branco”. 
O documento, que agora vai ser enviado ao governo, expressa ainda o lamento pelo facto de a autarquia de Idanha “nunca ter sido ouvida em todo este processo, assim como a assembleia municipal ou a comunidade académica. Tudo foi feito pela «calada da noite» e com uma clara intensão clara de prejudicar os habitantes de Idanha”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados