RCB/TuneIn
Segunda, 12 Abr 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
GARDUNHA CANDIDATA A ÁREA INTEGRADA DE GESTÃO DE PAISAGEM
Rádio Cova da Beira
O município do Fundão apresentou uma proposta para a criação de uma Área Integrada de Gestão de Paisagem (AIGP) na serra da Gardunha, numa estratégia de descontinuidade da floresta, em que os espaços florestais são integrados em espaços agrícolas para tornar o território mais produtivo e mais eficaz a prevenção de incêndios.
Por Paula Brito em 01 de Mar de 2021

A AIGP é um instrumento que permite promover a gestão e exploração comum dos espaços agro-florestais em zonas de minifúndio e de elevado risco de incêndio. O modelo é orientado para comunidades locais, promovendo a mobilização dos produtores e proprietários. Explica o município do Fundão, em comunicado.

 

Com esta candidatura, a autarquia pretende “proteger a paisagem e a biodiversidade, conservar o solo e a água e diminuir a suscetibilidade ao fogo”.

 

A partir do consórcio definido pela rede iNature, promotor do turismo de natureza em 12 áreas naturais classificadas da Região Centro, propôs-se a definição de um conjunto de Áreas Integradas de Gestão de Paisagem, “alinhadas com o intuito de definir uma intervenção multifuncional de valorização da paisagem em áreas classificadas, definindo-se um posicionamento comum entre a Paisagem Protegida Regional da Serra da Gardunha, Parque Natural Vouga-Caramulo e Reserva Natural da Serra da Malcata.”


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados