RCB/TuneIn
Segunda, 12 Abr 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
PCP EXIGE REFORÇO DE MILITARES DA GNR
Rádio Cova da Beira
A direcção da organização regional de Castelo Branco considera que é fundamental reforçar o número de efectivos da GNR no distrito. A reivindicação foi apresentada no final de uma reunião com o comando distrital daquela força de segurança após o encerramento temporário de dez postos da GNR no distrito e consequentes iniciativas de questionamento do governo por parte do PCP.
Por Nuno Miguel em 01 de Mar de 2021
Em comunicado o PCP refere que durante esta reunião “foi possível confirmar o défice de militares no distrito” sublinhando que “no último ano, no distrito, saíram cerca de 50 militares para a reserva e apenas entraram 30, o que veio agravar um défice que se arrasta há vários anos. Estima-se que as necessidades de efectivo, para cumprir o volume de trabalho respeitando as regras e horários de trabalho e descanso, rondem mais de 200 militares”.
Um problema “agravado pelo envelhecimento do corpo no distrito, cerca de 40% têm mais de 50 anos”, recordando o PCP que foi aprovada em sede de orçamento de estado “uma proposta de um plano plurianual que previa uma admissão de 2500 efectivos em 2020 e mais dez mil até 2023. Só com o reforço de efectivos é possível aumentar o patrulhamento e a interação com as populações, sem encerramentos de postos que têm um papel de proximidade que não pode ser desvalorizado, numa zona desertificada em que têm ocorrido muitos encerramentos de estruturas públicas”.
A melhoria das infraestruturas foi outro dos pontos abordados neste encontro, onde o PCP manifestou a sua “preocupação com as condições de vários postos da GNR, em particular o do Fundão, em que apesar de existir projecto, ainda não avançou. Os postos de Unhais da Serra e o de Paul estão em condições deploráveis, o primeiro já tem uma solução prevista e o segundo tem projecto aprovado sem calendário de execução. Também o posto de Tortosendo tem projecto aprovado. Foi ainda reafirmada a intenção de recuperação do posto de Vila Velha de Ródão, após queda do telhado”. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados