RCB/TuneIn
Segunda, 12 Abr 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
FUNDÃO APOIA PRODUÇÃO PECUÁRIA
Rádio Cova da Beira
A câmara do Fundão decidiu implementar o regulamento municipal de concessão de apoio financeiro destinado ao fomento da produção pecuária. A iniciativa tem como objectivo fomentar a actividade de pastoreio extensivo em paisagem protegida e valorizar as raças autóctones.
Por Nuno Miguel em 24 de Feb de 2021
Em comunicado, a autarquia fundanense refere que, através deste regulamento, o município vai “conceder comparticipações financeiras a fundo perdido aos titulares de exploração agropecuárias, que pratiquem pastoreio extensivo na área definida como paisagem protegida da serra da Gardunha e que melhorem os seus efectivos através da reintrodução de ovinos da raça Merino da Beira Baixa e caprinos da raça Charnequeira”.
Os valores previstos de comparticipação podem oscilar entre os 2,50€ e os 10€ (ovino ou caprino), sendo que os apoios concedidos “abrangem a vertente da valorização da raça autóctone, prevendo um incremento e uma valorização permanente do efectivo com animais de raça autóctone para poder usufruir da comparticipação prevista no regulamento”.
A acrescentar a esses valores, vai ainda ser concedido um incentivo suplementar para a produção de leite produzido por ovinos elegíveis nas candidaturas apresentadas, desde que seja demonstrado que o leite foi transformado nas unidades de produção do concelho. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados