RCB/TuneIn
terça, 29 nov 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
VIAGEM RECRIADA ENTRE ROMA E IDANHA-A-VELHA
Rádio Cova da Beira
A recriação da viagem entre Idanha-a-Velha e Roma, realizada há dois mil anos, é um dos oito projectos que vai ser apoiado pela comissão europeia ao abrigo do programa “Europa Criativa” e que vai ter um financiamento de 311 mil euros.
Por Nuno Miguel em 16 de Feb de 2021
A candidatura resultou de uma parceria entre as universidades de Coimbra, La Spienza (Itália), Bordeaux-Montaigne (França) e Navarra (Espanha). Também a câmara de Idanha-a-Nova é também um dos parceiros envolvidos, uma vez que o projecto em Portugal vai incidir exclusivamente sobre a aldeia histórica de Idanha-a-Velha, cidade em época romana, e à sua colecção epigráfica.
Em comunicado, a autarquia idanhense afirma que “a partir do destaque dado às inscrições romanas, este projecto está pensado como uma viagem que liga a Lusitânia, no extremo ocidental do Império Romano, à sua capital, Roma. Os trabalhos começam este mês e vão decorrer nos próximos 18 meses” estando prevista “a produção de um videojogo, uma série de cinco documentários” e ainda “a organização de cursos formativos bem como a digitalização em fotogrametria digital de uma selecção de inscrições latinas que vão permitir a referida viagem entre diversas cidades romanas”.
Os responsáveis pelo projeto consideram que “esta é uma excelente oportunidade para trabalhar no âmbito das humanidades digitais, permitindo abordagens inovadoras e cruzadas entre a História, os audiovisuais e as novas tecnologias, divulgando dessa forma, junto das escolas e do público em geral, a história social, política e religiosa dos lugares desse tempo. As inscrições romanas foram um meio de comunicação muito importante, um modo de difundir a língua latina e de gerar uma cultura comum no quadro do vasto Império Romano, constituindo esse património um dos mais claros sinais de globalização há dois mil anos”. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados