Aberta ao trânsito há dois meses a estrada representa um investimento superior a 16 milhões de euros. Trata-se de uma extensão de 14 quilómetros entre a Isna de Oleiros e o pontão do Laranjeiro que reduz para metade a ligação dos dois concelhos. José Sócrates realça a importância desta obra na redução também das "desigualdades do país".
Uma estrada que está integrada na concessão do pinhal interior e que segundo o primeiro ministro vai avançar "contra ventos e marés". Para o presidente da câmara municipal de Proença a Nova a concessão do pinhal interior "resolve de uma vez só todos os problemas de acessibilidades do pinhal interior, dando a esta região as mesmas oportunidades de outras regiões".
A concessão do pinhal interior prevê, entre outras, a conclusão do IC8 e a sua ligação à A23. No total são 567 quilómetros de estradas 31% de novas construções, 69% são requalificações e conservação de troços. Segundo o ministro das obras públicas, as obras deverão "começar em breve".
Dos 567 quilómetros da concessão, apenas 108 terão perfil de auto-estrada. Os restantes são estradas de proximidade que segundo o ministro irão reduzir, em média, 40% os tempos de percurso.