RCB/TuneIn
Segunda, 08 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ARANHAS: FESTA DAS VARAS E DO FUMEIRO ONLINE
Rádio Cova da Beira
A Festa das Varas e do Fumeiro está de regresso, nos dias 29, 30 e 31 de janeiro. Este ano, devido à conjuntura atual, o certame é realizado online, sendo transmitido na página de Facebook do Município de Penamacor. O programa conta com dois momentos altos: o espetáculo Ensemble em Rede, na sexta-feira, e o concerto com Tiago Silva, no sábado à noite.
Por Paula Brito em 27 de Jan de 2021

O espetáculo Ensemble em Rede conta com a fadista Ana Lopes, acompanhada por Rui Poço na guitarra portuguesa, Rui Marques na viola e do cantor lírico Rodrigo Carreto, solista na orquestra da Gulbenkian e acontece a partir das 21h 30. Este Ensemble em Rede terminará com uma homenagem a Hugo Landeiro, cofundador do evento.

 

Antes, pelas 17:00, é inaugurado o certame, momento que contará com a atuação de membros da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires e, pelas 18:30, decorre uma mostra de artesanato típico de Aranhas.

 

No sábado, dia 30 de janeiro, às 15:00, será exibido um vídeo das edições anteriores do Desfile das Varas e de Tocadores de Acordeão do concelho, seguido de uma mostra de arte e cultura, com José Domingues, pelas 17:00.  Segue-se o show cooking “Posta do cachaço de porco bísaro acompanhada de esparregado de favas”, com António Raposo.

 

Sábado à noite, às 21h 30m, mais um momento alto da festa com o concerto de Tiago Silva, 2º lugar no The Voice Portugal.

 

No último dia, domingo, 31 de janeiro, é publicado, às 15h, um vídeo das edições anteriores do Festival de Folclore, com ranchos portugueses e espanhóis, enquanto pelas 15:30 espaço para a atividade “Folclore em tempos de pandemia”. Mais tarde, pelas 18:00, fica disponível uma Mostra do Núcleo Museológico e Etnográfico da Liga dos Amigos de Aranhas e o dia termina, pelas 18:30, com o atelier de gastronomia tradicional “Sopa de grão na panela de ferro”, com Ludovina Moreira.

 

“A Festa das Varas do Fumeiro pretende destacar um dos produtos de excelência da Beira Baixa: o enchido. Este é um evento que pretende unir as tradições locais do mês de janeiro aos produtos de excelência, afirmando os saberes e sabores da aldeia de Aranhas.” Refere o município de Penamacor em comunicado.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados