RCB/TuneIn
Segunda, 01 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
BIBLIOTECA MAIS PRÓXIMA DA COMUNIDADE
Rádio Cova da Beira
A biblioteca municipal da Covilhã decidiu ampliar a sua oferta de serviços de proximidade junto das populações. Uma aposta que surge na sequência do encerramento temporário daquela estrutura devido ao novo período de confinamento.
Por Nuno Miguel em 24 de Jan de 2021
Em face desta situação, a biblioteca decidiu avançar com dois projectos que têm como objectivo “persistir na promoção do livro e da leitura, combatendo o isolamento, a exclusão e a desinformação, em articulação com as áreas de acção social e educação”, refere o município em comunicado.
A primeira iniciativa tem como mote “Livros à Porta” e “consiste no empréstimo domiciliário de livros, cumprindo as regras de protecção da saúde individual e pública. O empréstimo domiciliário, serviço exclusivo para os leitores inscritos na Biblioteca, pode realizado mediante marcação e recolha à porta da biblioteca ou através de entrega em casa do munícipe. Os livros são acondicionados numa embalagem higienizada, nunca havendo contactos directos nos actos de recolha ou entrega”. Por um período excepcional a biblioteca vai alargar os períodos de devolução das obras para minimizar o número de deslocações.
Já a segunda iniciativa institula.se “Ligados pela Leitura” e decorre no âmbito da rede de bibliotecas da comunidade intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. A proposta passa por levar os leitores a telefonar para a biblioteca municipal “para ouvir uma história, um poema ou conversar um pouco com uma voz amiga. O objetivo é chegar às pessoas que se encontram sozinhas e privadas de convívio, numa altura em que nos pedem para ficarmos em casa”. A iniciativa pretende “manter uma relação de proximidade com os leitores e diminuir as situações de isolamento, respeitando a missão de promover o livro e a leitura e democratizar o acesso à cultura”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados