RCB/TuneIn
Segunda, 01 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FALECEU "JOÃO CHOUPINHA"
Rádio Cova da Beira
Vai esta quarta-feira, 20 de Janeiro, a enterrar no Fundão, o bombeiro chefe João António Vaz dos Santos, ou João Choupinha (como era vulgarmente conhecido).
Por Nuno Miguel em 20 de Jan de 2021

“Um exemplo de dedicação, exemplo de competência, exemplo de amizade, Um verdadeiro exemplo do bem em todas as suas vertentes e por isso, um exemplo a seguir", refere a direcção dos bombeiros do Fundão. Foi um elemento dos bombeiros que ajudou a RCB a retirar a antena quando emitia do sótão no Loteamento Rebordão. 
O funeral realiza-se hoje, saindo da capela Santo António, pelas 14:40 horas, seguindo para Cemitério do Fundão. À família enlutada a RCB endereça sentidos pêsames.
João Choupinha foi promovido a bombeiro de terceira classe em 1972, em 1988 passou a bombeiros de segunda classe e em 1991 à primeira classe. Foi designado chefe em 1999. Possuía os cursos de condutor de viaturas TT, salvamento e desencarceramento, manuseamento de auto escada, acidentes com aeronaves e chefe de equipa de combate a incêndios florestais. Foi agraciado por diversas vezes com medalhas de assiduidade pelos bombeiros e recebeu o chachá de ouro da liga dos bombeiros portugueses em 2012.

 

 NOTA DE PESAR DA DIRECÇÃO DOS BVF PELO FALECIMENTO DO BOMBEIRO DO QUADRO DE HONRA JOÃO SANTOS

É com profunda tristeza, dor e consternação que os Órgãos Sociais, Comando, Quadro de Honra e o Quadro Ativo dos Bombeiros Voluntários do Fundão, assistem ao falecimento do Chefe João António Vaz dos Santos do Quadro de Honra desta Casa.

A queda de mais um guerreiro, a perda de mais um soldado da paz que fez da causa dos bombeiros e do voluntariado a sua causa maior, a partida de um bombeiro que foi excelente aluno e melhor mestre. Mas acima de tudo foi exemplo maior. Exemplo de dedicação, exemplo de competência, exemplo de amizade. Um verdadeiro exemplo do bem em todas as suas vertentes e por isso, um exemplo a seguir.

Nasceu a 15 de Março de 1951, na freguesia e concelho do Fundão. Ingressou nos bombeiros Voluntários do Fundão em 01.10.1967 como Cadete, tendo passado a Aspirante em 1969.

Foi promovido a:

Bombeiro de 3ª classe em 1972

Bombeiro de 2ª classe em 1988

Bombeiro de 1ª classe em 1991

Subchefe em 1993

Chefe em 1999.

Possuía os cursos de TAT, TAS, Condutor de Viaturas TT, Salvamento e Desencarceramento, bem como os cursos de Prevenção e Salvamento em Acidentes com Aeronaves, Laboratório Móvel do Fogo e Curso de Manuseamento da Auto Escada, Chefe de equipa de combate a incêndios florestais, tendo frequentado várias acções de formação.

Foi agraciado com as medalhas de assiduidade:

Medalha de Prata 1 Estrela em 1979;

Medalha de Ouro 15 anos em 1988;

Medalha de Ouro 20 anos em 1994;

Medalha de Ouro 30 anos em 1998;

Medalha de Serviços Distintos Grau Cobre da Liga de Bombeiros Portugueses em 2002;

Chama viva grau prata da AHBVF em 2007;

Medalha de prata de bons serviços 25 anos, da Câmara Municipal do Fundão em 1997.

E em 2012, recebeu a 2ª mais alta condecoração na altura, o CRACHÁ de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Foi um bombeiro que inspirou gerações, e encorajou muitos bombeiros a nunca desistirem nem nos momentos mais difíceis! Obrigado João “Chopinha” pelos ensinamentos, pela coragem que sempre tiveste para encarar cada desafio e pela coragem que incutias aos que te seguiam. E porque o homem vai mas a obra fica, hoje é dia de chorar a tua morte, mas o teu legado será eterno.

À família apresentamos sentidas condolências.

Descansa em paz Chefe João Santos.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados