RCB/TuneIn
Segunda, 01 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
AUTARCAS JUSTIFICAM VOTO CONTRA
Rádio Cova da Beira
Os vereadores do PS na câmara municipal do Fundão vêm, em comunicado, justificar os motivos porque votaram contra o tarifário de resíduos sólidos para o ano 2021. A proposta foi votada na última reunião privada do executivo.
Por Nuno Miguel em 19 de Jan de 2021
Joana Bento e Sérgio Mendes sublinham que “o relatório da entidade reguladora dos serviços de águas e resíduos alerta para a existência de um tarifário que levanta dúvidas do ponto de vista legal, uma vez que, por um lado, a única tarifa variável permitida, e não aplicada no município, depende da implementação de um sistema PAYT “Pay-As-You-Throw”, e, por outro, não está garantido de forma explicita que o financiamento do tarifário social é garantido pela CM do Fundão”. Ao mesmo tempo os vereadores criticam “a ausência de um verdadeiro investimento que impeça um sério agravamento de ineficiências do serviço”.
Os vereadores socialistas afirmam que são a favor de “um investimento, claro e objectivo, na implementação de um sistema de recolha seletiva de resíduos porta a porta conforme tem sido adoptado noutros pontos do país”, considerando que a implementação dessa medida iria trazer benefícios  a nível económico “com um reflexo indireto no valor das faturas a pagar uma vez que a taxa de gestão de resíduos não incide sobre a recolha seletiva que é encaminhada para reciclagem” mas também “do ponto de vista ambiental esta medida torna-se necessária considerando o facto de o Fundão persistir ser o concelho que separa menos quilos por habitante da região”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados