RCB/TuneIn
Quarta, 03 Jun 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
EMIGRANTES EM FESTA
Para assinalar o Dia Nacional do Emigrante, o Espa?o das Idades, na Covilh?, promoveu uma festa destinada aos mais idosos que as vicissitudes da vida fizeram rumar a outras paragens.
Por Nuno Miguel em 24 de Aug de 2010

É o caso de Amélia da Silva, que regressou recentemente a Portugal depois de ter vivido em França durante cerca de 3 décadas.

Natural do concelho do Fundão, está actualmente a residir na Covilhã e já por várias vezes participou em algumas actividades promovidas pelo "espaço das idades”, mas reconhece que esta teve "um significado especial uma vez que nós quando saimos do nosso país somos emigrantes e quando regressamos também somos vistos dessa forma; é muito importante realizar estes convivios para que as pessoas se possam sentir integradas". 

Também há várias décadas a residir em França, António Horta aposentou-se há 5 anos e desde então que vai dividindo o seu tempo entre Clermont-Ferrand e a Covilhã.

António Horta aplaude esta iniciativa e só lamenta que o seu exemplo não tenha sido seguido por outros emigrantes que se encontram na região em período de férias "tenho encontrado muitos na região mas nem todos vieram aqui e é pena uma vez que este tipo de iniciativas é muito importante não só pelo convívio mas também para nos conhecer".

Várias dezenas de pessoas marcaram presença nesta iniciativa e o número deixou satisfeito o coordenador do espaço das idades. Uma iniciativa que, garante António Rebordão, vai ter continuidade ao longo dos próximos anos "esse é o nosso objectivo e vamos procurar fazê-la sempre durante Agosto uma vez que esse é o mês do emigrantes; estamos muito satisfeitos com esta primeira edição e queremos que esta iniciativa possa crescer ainda mais".


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados