RCB/TuneIn
Quarta, 27 Jan 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ADUFEIRAS DE MONSANTO NO PORTO
Rádio Cova da Beira
As Adufeiras de Monsanto (Idanha-a-Nova) participam no espetáculo "Talvez... Monsanto", da autoria de Ricardo Pais, que é apresentado esta quinta-feira, 3 de Dezembro, amanhã e sábado, no Teatro Nacional São João, no Porto.
Por Paulo Pinheiro em 03 de Dec de 2020

"As matérias ancestrais são reconfiguradas neste espetáculo por músicas e linguagens de cena mais urbanas, como o fado e o vídeo. "talvez... Monsanto" constrói-se, então, como um ritual, em que se sai e entra da palavra dita ou cantada, da música e, sobretudo, dos ritmos e percussões", refere a autarquia.

As Adufeiras de Monsanto estão em palco, a representar a marca Idanha - Cidade Criativa da Música da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

 

O repertório do grupo baseia-se no cancioneiro popular daquela aldeia do concelho de Idanha-a-Nova.  As suas atuações distinguem-se pela beleza dos seus trajes, réplicas de vestes antigas, e pela genuinidade dos cantares e do tocar do adufe, que, ainda hoje, é tocado apenas por mulheres, constituindo representações das tradições milenares de Monsanto, que desde 1938 é considerada a "Aldeia Mais Portuguesa de Portugal".

Atualmente composto por seis elementos, a formação original das Adufeiras de Monsanto nasceu em 1997, quando Amélia Mendonça e Laura Pedro foram desafiadas pela etnomusicóloga Salwa Castelo Branco e pelo encenador Ricardo Pais a reunir um grupo de mulheres monsantinas.

 

c/ Verónica Hilário 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados