RCB/TuneIn
Sexta, 15 Jan 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FALECEU EDUARDO LOURENÇO
Rádio Cova da Beira
O professor e filósofo Português faleceu esta terça-feira em Lisboa. Natural da aldeia de São Pedro do Rio Seco, no concelho de Almeida, distrito da Guarda, Eduardo Lourenço contava com 97 anos de idade.
Por Nuno Miguel em 01 de Dec de 2020

Outras da categoria:

Ao longo da sua vida, Eduardo Lourenço foi distinguido com alguns dos maiores galardões da cultura portuguesa. Prémio Camões em 1996 e prémio Pessoa em 2011, o ensaísta foi também distinguido pela câmara da Guarda com a atribuição do seu nome à biblioteca municipal e ainda com a criação, em 2005, do prémio Eduardo Lourenço pelo centro de estudos ibéricos que se destina a premiar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas.
Em Novembro de 2015 foi criada pela câmara municipal de Coimbra a sala Eduardo Lourenço, na casa da escrita, destinada a albergar cerca de 3000 livros do intelectual. Em Abril de 2016 tomou posse das funções de conselheiro de estado, designado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Em 2015 foi também distinguido pela câmara do Fundão, com a atribuição da medalha de ouro do município. A distinção foi entregue no encerramento dos colóquios “os labirintos da memória”. Foi o então secretário de estado das comunidades portuguesas, José Cesário, a entregar a distinção ao ensaísta. O governo já decretou um dia de luto nacional pela morte de Eduardo Lourenço. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados