RCB/TuneIn
Sábado, 27 Fev 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
MADEIRO DE PENAMACOR ONLINE
Rádio Cova da Beira
Se os penamacorenses não vão ao madeiro, o madeiro vai a casa dos penamacorenses. A Câmara municipal está a organizar um programa para transmitir, online, na noite de 23 de dezembro, em que, por tradição, se acende o madeiro no adro da igreja. O objetivo é levar um pedaço de calor e de Penamacor àqueles que não poderão deslocar-se ao concelho.
Por Paula Brito em 30 de Nov de 2020

Um madeiro que os mancebos iriam carregar no próximo dia 8 de dezembro, em festa, mas este ano, pela primeira vez, desde que há memória desta tradição, não haverá cortejo.

 

“Naturalmente não é possível termos o grandioso cortejo do dia 8, é impossível que se cumpram normas num evento organizado”, admite António Beites.

 

Este ano não haverá madeiro, pelo menos organizado e com as dimensões de anos anteriores, mas a câmara municipal está a preparar um programa online para a noite de 23 de dezembro, com vídeos da tradição, que todos os anos reúne os penamacorenses no adro da igreja. Um Natal diferente, admite o presidente do município.

 

“Um Natal diferente, temos essa noção, estamos a preparar eventos para esta época natalícia, como um programa online produzido por nós, na noite do madeiro, que culminará à meia noite, onde iremos ter uma noite cultural ajustada a esta realidade e com um Remember dos anos anteriores para que, se parte da nossa população, não puder circular, no fim de semana do Natal, possam online ter, o programa em suas casas.”

 

A autarquia está também a organizar uma forma de realizar os mercados de natal adequando-os ao atual contexto. “Estamos a preparar algo, até porque nós tínhamos o mercado de natal no fim de semana do madeiro, estamos a formatar o modelo para que os nossos comerciantes possam apresentar os seus produtos”.

 

Um modelo de mercado adequado aos tempos de pandemia, tal como o Natal e a tradição em Penamacor. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados