RCB/TuneIn
Quarta, 27 Jan 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
AGRICULTORES DE CASTELO BRANCO REIVINDICAM APOIOS
Rádio Cova da Beira
Na decorrer da Webinar ‚ÄúCultivar no Centro‚ÄĚ, que a Associa√ß√£o Distrital dos Agricultores de Castelo Branco realizou esta quarta-feira, a ADACB pediu ao Governo a moderniza√ß√£o dos mercados municipais e solicita mais apoios para jovens agricultores. A sess√£o contou com a presen√ßa da ministra da agricultura, Maria do C√©u Antunes.
Por Paulo Pinheiro em 26 de Nov de 2020

Um programa nacional de renovação dos mercados municipais é uma das reivindicações da ADACB, entre outras que, segundo diz aquela organização, não pode ficar apenas dependente do apoio da autarquia. Existe ainda uma lei a “dificultar a entrada no setor de alguns jovens”.

 

“Se alguma vez beneficiaram de um pequeno subsídio da União Europeia, estes jovens deixam de se poder candidatar a subsídios de instalação”, lamenta Mesquita Milheiro, presidente da ADACB.

 

Já a ministra da agricultura vinca que está planeada a “revitalização dos territórios rurais”, pois “quem produz” não pode cair no esquecimento. “Gostava a este propósito de referir o concurso que lançámos recentemente para a instalação de jovens agricultores nos territórios de baixa densidade, com uma dotação orçamental de oito milhões de euros”.

 

O presidente do Município do Fundão abordou a estratégia que o concelho tem desenvolvido no setor agrícola, onde predominam os “pequenos e médios agricultores”. Paulo Fernandes alertou para as mudanças pós-pandemia nesta área

 

“Vamos ter surpresas porque há coisas que se tornaram irreversíveis. Há algumas coisas que eram de nicho e agora são de tendência. Há formas de abordar assuntos, que eram de margens, e que agora vão estar no centro das decisões a todos os níveis”, revela.

 

As três intervenções aconteceram durante a sessão de abertura da webinar “Cultivar no Centro”.

 

 

 

c/ Renato Santarém


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados