RCB/TuneIn
Segunda, 12 Abr 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
PORTAGENS: PARLAMENTO APROVA PROPOSTA DE REDUÇÃO
Rádio Cova da Beira
A assembleia da república aprovou por maioria uma proposta de alteração ao orçamento de estado para 2021, que prevê uma redução de 50 por cento do valor das portagens na A 23, na A 24 e na A 25 a partir de Julho de 2021. O PS votou contra mas apenas teve apenas o apoio da Iniciativa Liberal. O PAN absteve-se e as restantes forças políticas votaram a favor da proposta social democrata.
Por Nuno Miguel em 26 de Nov de 2020
A medida prevê que os utilizadores passem a usufruir de um desconto de 50 por cento no valor da taxa de portagem. Um valor que pode chegar aos 75 por cento caso se tratem de viaturas eléctricas não poluentes. A medida não teve o voto favorável do PS e o secretário de estado das finanças alertou para o “custo da proposta”, numa altura em que o governo tem 8.500 milhões de garantias prestadas às empresas e 40 mil milhões de moratórias em aberto. João Mendes afirmou que “sabemos que é uma decisão popular, mas contra a qual estamos", sublinhado que "o governo apresentou uma proposta equilibrada para as mesmas autoestradas e que custa menos de um décimo".
Também ontem a unidade técnica de apoio ao orçamento comunicou ao parlamento que, depois da análise à proposta do PSD, os descontos nas portagens podem custar até 82 milhões em 2021. Os efeitos orçamentais dependem do período avaliado e do cenário quanto ao tráfego, mas no mínimo o custo será de 60 milhões de euros por semestre. A encerrar o debate a secretária de estado do orçamento, Cláudia Joaquim, defendeu que “será uma irresponsabilidade aprovar medidas com custos permanentes”. 
Esta quinta-feira vai decorrer a votação final do orçamento e o PS levou o tema para a fase de avocações.   

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados