RCB/TuneIn
Quarta, 27 Jan 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: COOLABORA REGISTA 130 NOVOS CASOS
Rádio Cova da Beira
No Dia Internacional para a Eliminação da Violência Doméstica contras as Mulheres, a associação Coolabora, alerta a sociedade para o aumento da violência em casa devido à pandemia da Covid-19.
Por Paulo Pinheiro em 25 de Nov de 2020

De acordo com a Coolabora, a Covid-19 veio agravar e intensificar uma outra pandemia, “a pandemia da violência doméstica e da violência contra as mulheres”. A maior permanência em casa tende a que seja mais propício agravar as situações de violência.

Muitas são as desculpas que se ouvem nos diferentes relatos públicos “é a crise, foi o álcool, foi o desemprego, como se estes problemas pudessem justificar os atentados contra os direitos humanos das mulheres” refere a associação.

Só este ano, entre o início de janeiro e finais de outubro, a Coolabora já atendeu 103 novos casos de violência doméstica, somando mais 109 de anos anteriores. Deste total cerca de 90% são mulheres. Apesar de haver quedas no período de confinamento (75%), não significa que deixou de haver violência doméstica. O número atualmente está ao nível do período homólogo de 2019.

Até 31 de outubro foram acompanhadas 212 novas situações, e fizeram-se 347 atendimentos presenciais e 1404 atendimentos telefónicos, em que 75% resultou em queixa.

A cooperativa apela “ao bom senso de todos” para estarem atentos a situações que lhes pareçam estranhas, sejam colegas, vizinhos ou familiares. Apesar destes números aumentarem, a Coolabora vê uma luz ao fundo do túnel, já que 50 mulheres se libertaram.

Contudo, a Coolabora não trabalha sozinha partilhando este objetivo com outras organizações como é o caso das autarquias do Fundão, Belmonte e Covilhã, das forças de segurança, o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, o Agrupamento de Centros de Saúde, o Centro de Recursos para a Inclusão, A Ordem dos Advogados, entre muitas outras.

Esta “Rede de Violência Zero” na Cova da Beira organiza este quarta-feira, a partir das 15:00h, uma cerimónia online que conta com a presença, entre outros, da Secretária de Estado de Estado para a Cidadania e Igualdade.

 

c/ Verónica Hilário 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados