RCB/TuneIn
Segunda, 30 Nov 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
COVID-19: VVR SAI DA LISTA DE RISCO ELEVADO
Rádio Cova da Beira
Vila Velha de Ródão (Castelo Branco) é um dos 17 municípios que a partir de terça-feira saem da lista de risco elevado de incidência do novo coronavírus. O anúncio foi feito este sábado pelo primeiro ministro, António Costa. Estes territórios deixam de estar abrangido por algumas das medidas mais restritivas, nomeadamente o limite de circulação a partir das 23:00h.
Por Paulo Pinheiro em 21 de Nov de 2020

O distrito fica com sete concelhos na lista de risco elevado da Covid-19 embora em níveis diferentes: Fundão, Covilhã, Belmonte, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor e Proença-a-Nova. As restrições para a nova lista entram em vigor na terça-feira. Agora, apenas quatro dos 11 concelhos do distrito de Castelo Banco não são abrangidos por estas medidas:  Sertã, Oleiros e Vila de Rei e Vila Velha de Ródão.

Este sábado, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou as medidas de combate à covid-19 no âmbito do decreto presidencial que prorroga por mais 15 dias o estado de emergência em Portugal. O chefe do Governo começou por agradecer o esforço dos portugueses para conter a pandemia, mas sublinhou que "o número de novos casos continua preocupante".


Algumas das medidas divulgadas hoje:

Uso obrigatório da máscara no local de trabalho, exceto quando os postos de trabalho são isolados ou quando haja separação física entre diferentes postos. "Também no trabalho se transmite o vírus e também no trabalho a máscara protege da transmissão do vírus", disse António Costa;

 

Proibição de circulação entre concelhos:

entre as 23h de 27 de novembro e as 5h de 2 de dezembro

entre as 23h de 4 de dezembro e as 5h de 9 de dezembro;

 

Suspensas as actividades lectivas em todos os graus de ensino nos dias 30 de Novembro e 7 de Dezembro. Nas mesmas datas há tolerância de ponto e o apelo a entidades privadas para dispensa de trabalhadores. para ter "um mês de dezembro o mais tranquilo possível", disse o primeiro ministro.

 

Nos municípios  onde há mais de 240 casos por cem mil habitantes, o Governo refere que vai haver uma "ação de fiscalização do cumprimento do teletrabalho obrigatório", devido aos incumprimentos que se têm verificado.

Nas vésperas dos feriados, os estabelecimentos comerciais têm de encerrar a partir das 15 horas;

 

As medidas dos fins de semana estão em vigor nos feriados de 1 e 8 de dezembro

 

Este sábado, de acordo com a CMF que divulgou os últimos dados referentes a sexta-feira, 20 de Novembro, fornecidos pela Autoridade de Saúde Local, existem no concelho do Fundão 199 casos activos; oito novos casos; 15 óbitos; 208 pessoas recuperadas da Covid-19. Desde o início da pandemia, estão contabilizados 422 casos.  

 

No concelho da Covilhã, segundo a CMC, registram-se 78 novos casos, 331 casos activos, cinco óbitos, 294 casos recuperados e  630 casos registados desde Março de 2020.

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados