RCB/TuneIn
sábado, 24 set 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
BORDADO DE CASTELO BRANCO EM ESPANHA
Rádio Cova da Beira
A universidade de Salamanca está a acolher, até 21 de Fevereiro do próximo ano a exposição “Pontos.pt”. A mostra coloca em destaque as tapeçarias de Portalegre e as colchas em bordado de Castelo Branco. A exposição decorrer no âmbito do programa comunitário “1234 redes.com”.
Por Nuno Miguel em 05 de Nov de 2020
Nesta mostra é possível ver peças antigas, históricas e exemplares dos séculos XVII e XVIII, mas também peças bordadas mais modernas, consolidadas do novo fabrico de colchas, relançado entre 1939 e 1940. Para o presidente da autarquia albicastrense, “Castelo Branco é um concelho repleto de história e tradições que sobreviveram ao longo dos séculos e que nos orgulhamos em promover. É, por isso, uma honra ter parte do nosso património exposto em Salamanca.” 
José Augusto Alves acrescenta que “as colchas de bordado de Castelo Branco são peças únicas que valem pela originalidade da sua expressão artística. Eram presença obrigatória nos enxovais das noivas das regiões raianas e actualmente afirmam-se como expressão máxima da arte popular na região, no país e pretendemos cada vez mais no mundo”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados