RCB/TuneIn
Segunda, 30 Nov 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FUNDÃO ASSINA PROTOCOLO PARA FACILITAR COMERCIALIZAÇÃO
Rádio Cova da Beira
Com o objetivo de facilitar o acesso dos pequenos e médios agricultores ao mercado, em condições justas, a Câmara Municipal do Fundão (CMF) assinou, com a Associação de Agricultores de Produção Integrada dos Frutos de Montanha (AAPIM) e Oikos, através da Smartfarmer, um protocolo de cooperação que pretende articular a oferta com a procura.
Por Paula Brito em 29 de Oct de 2020

O acordo, segundo o município refere em comunicado, “visa potenciar a articulação entre a oferta (produção local agroalimentar) e a procura, em particular ao nível da restauração coletiva pública e social, incluindo escolas e lares residenciais, hotelaria e restauração, PME da indústria transformadora, consumidores familiares e grupos de consumo agregado.”

 

A cooperação vai acontecer em quatro áreas.

 

Ao nível da organização da produção, através do mapeamento dos produtores hortofrutícolas e lista de produtos disponíveis ao longo do ano, tendo em vista o abastecimento das escolas do concelho.

 

O acordo tripartido, prevê também o desenvolvimento de um modelo de certificação para a comercialização de proximidade, criando redes de cooperação entre produtores, transformadores, operadores turísticos, hotelaria e restauração, quer ao nível municipal, quer em cooperação estratégica com municípios da região.

 

O protocolo prevê também o fomento de parcerias comerciais ao nível internacional, criando novas cadeias de valor com países não concorrenciais com a agricultura nacional.

 

A SmartFarmer é “um negócio social criado pela Oikos – Cooperação e Desenvolvimento e conta com uma rede de parceiros a nível nacional, entre os quais a AAPIM e o Município do Fundão.

Tem apoio financeiro de dois projetos-piloto do programa de Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social, aprovados pela EMPIS – Estrutura de Missão Portugal Inovação Social e tem como investidor privado a Fundação Calouste Gulbenkian”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados