RCB/TuneIn
Sexta, 27 Nov 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
JORNALISTA DA RCB NOMEADA PARA PRÉMIO EUROPEU
Rádio Cova da Beira
A reportagem “Fundão – A terra que abraça o mundo”, da autoria de Paula Brito, jornalista da Rádio Cova da Beira, é uma das finalistas do Prémio de Jornalismo “Fernando de Sousa”, promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal. Os nomeados foram conhecidos esta terça-feira, 27 de Outubro.
Por Paulo Pinheiro em 28 de Oct de 2020

Outras da categoria:

Na quarta edição do Prémio de Jornalismo «Fernando de Sousa», organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, estão nomeados 18 finalistas. O trabalho da jornalista RCB, Paula Brito, insere-se na categoria “regional” e foi emitido no programa RCB “Flagrante Directo”, de 7 de Dezembro de 2019. 

 

Oiça aqui a reportagem: https://www.mixcloud.com/jorge-cova-da-beira/reportagem/… 

 

“Este foi um dos trabalhos que mais prazer me deu fazer pela diversidade das histórias que encontrei e pela profundidade de cada uma delas”, refere a jornalista Paula Brito.

 

 

Este ano foi apresentada uma quantidade recorde de 93 candidaturas de jornalistas e estudantes de todo o país (a média das três edições anteriores foi de 35 candidaturas) ao prémio, “o que comprova o aumento da pertinência desta iniciativa, mas também amplia em larga escala o desafio colocado aos jurados na avaliação”, referem os promotores do evento. Deste total de candidaturas recebidas, 31 foram na categoria «Estudante», 16 na categoria «Regional» e 46 na categoria «Nacional».

Os temas das peças a concurso foram bastante diferenciados, refletindo o período de 2019 e 2020 abrangido por esta edição: eleições europeias, proteção do ambiente, Brexit, direitos de autor, migração e integração, programas de intercâmbio, aumento de movimentos populistas e de extrema-direita, proteção de direitos fundamentais e cultura.

O Prémio, promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal no âmbito do respeito pela liberdade e o pluralismo da comunicação social, é atribuído a jornalistas e a estudantes do ensino superior de cursos de jornalismo ou comunicação social “que tenham contribuído de forma notável para clarificar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido um melhor conhecimento das instituições ou políticas da União Europeia em Portugal”. Serve ainda para homenagear o jornalista Fernando de Sousa (1949-2014), “protagonista de uma longa e marcante carreira dedicada aos assuntos europeus”.

Os vencedores, um por categoria, serão anunciados até ao fim de 2020, estando o formato da entrega dos prémios a ser adaptado de acordo com as limitações impostas pela evolução pandémica.

#PrémioFernandodeSousa


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados