RCB/TuneIn
Sexta, 27 Nov 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CONCURSO PROMOVE IGUALDADE DE G√ČNERO
Rádio Cova da Beira
O concurso multim√©dia Gente Rebelde, lan√ßado ontem pela Coolabora, pretende combater os estere√≥tipos de g√©nero. √Č dirigido aos alunos de escolas dos tr√™s concelhos da Cova da Beira.
Por Paulo Pinheiro em 27 de Oct de 2020

Outras da categoria:

“Sensibilizar os/as jovens para a importância da igualdade de género na construção de uma sociedade onde as pessoas, independentemente do sexo, possam realizar todo o seu potencial” é o mote para o lançamento do “Gente Rebelde”. A este concurso multimédia podem concorrer alunos que frequentem o 2o ciclo ou o 3o ciclo do Ensino Básico e estudantes do Ensino Secundário das escolas de Belmonte, Covilhã e Fundão. Os trabalhos podem ser individuais ou em grupo, com o limite máximo de cinco membros e têm de indicar pelo menos um/a professor/a coordenador/a. Como recursos os alunos podem fazer uso de vídeos, animações, apresentações ou jogos interativos com a duração máxima de cinco minutos.

A organização adianta que o concurso tem três categorias: 2o ciclo, 3o ciclo, ensino secundário, e vão ser entregues prémios a todos os autores e autoras dos trabalhos classificados em 1o, 2o e 3o lugares, nas três categorias. Todos os participantes recebem lembranças e um certificado de participação. Originalidade, criatividade, domínio da técnica utilizada, adequação do título ao trabalho, qualidade de apresentação e adaptação do trabalho à temática são os critérios que o júri vai ter em conta na hora da avaliação.

Os trabalhos devem ser entregues até ao dia oito de fevereiro de 2021, sendo os resultados anunciados no dia oito do mês seguinte.

A inscrição é obrigatória e deverá ser realizada até dia 30 de novembro de 2020 através do link https://docs.google.com/.../1FAIpQLSf89wOkXmqPG6.../viewform

A Coolabora aproveitou a oportunidade para juntar centenas de crianças e jovens num webinário, em que os estudantes apresentaram propostas para a igualdade nas escolas. O evento, que serviu para assinalar o Dia Municipal para a Igualdade que se celebra a 24 de outubro, reuniu cerca de 600 alunos do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, da Escola Secundária Campos Melo e da Escola Secundária Quinta das Palmeiras.

Esta iniciativa digital serviu para alunos, entre os 10 e os 15 anos, apresentarem propostas para que as escolas sejam “lugares mais amigos da igualdade de género”, explica a Coolabora em comunicado. Criação de equipas mistas de futebol, organização de uma semana da igualdade, realização de campanhas que combatam os estereótipos de género nas escolhas profissionais foram algumas das propostas sugeridas. A ouvi-los, estiveram organizações não governamentais que trabalham na área da igualdade de género, investigadoras de vários centros universitários, a vereadora responsável pelo pelouro da educação na Covilhã e as três direções das escolas.

 

 

c/ Renato Santarém 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados