RCB/TuneIn
Sexta, 27 Nov 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
DESCOBRIR O SOM DA ÁGUA EM CASTELO NOVO
Rádio Cova da Beira
Com o tema “Fonte da Gardunha”, a aldeia histórica de Castelo Novo, no concelho do Fundão, recebe no próximo sábado, 24 de outubro, um conjunto de iniciativas que propõem ao visitante desvendar a origem do som da água, um “murmúrio” sempre presente, num passeio por Castelo Novo.
Por Paula Brito em 21 de Oct de 2020

Outras da categoria:

Uma particularidade da aldeia histórica, cravada na vertente sul da Serra da Gardunha, que capta, faz circular e distribui, por gravidade, a água desde a nascente.

 

“No topo da aldeia está o princípio desse sistema de tanques, caleiras e fontes, que disponibiliza a água a qualquer ponto da malha urbana, aos quintais ou aos terrenos agrícolas envolventes.”

 

São várias as atividades, ao longo do dia, que evocam o tema e recordam curiosidades e estórias sobre a aldeia.

 

“Haverá percursos sonoros artísticos, inspirados no caminho da água; um piquenique com os melhores produtos locais; um workshop de queijo e vinho; será exibida uma curta-metragem criada com a comunidade de Castelo Novo, entre outros.”

 

Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via livestreaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

 

A inscrição, que é gratuita, mas necessária, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o programa da festa na Aldeia Histórica de Castelo Novo é necessário contactar o Posto de Turismo de Castelo Novo, através do número 275 561 501 ou do email castelonovo@fundaoturismo.pt .

 

O evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município do Fundão, Junta de Freguesia de Castelo Novo, Associações e Agentes económicos locais. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados