RCB/TuneIn
Quinta, 17 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
O SEU ?LEO ? M?SICA
? este o lema da campanha que est? a ser dinamizada pela c?mara municipal de Idanha-a-Nova e pela empresa Boom que vai decorrer naquela vila no pr?ximo m?s de Agosto.
Por César Duarte Ferreira & Nuno Miguel em 28 de Mar de 2008

O projecto consiste na recolha de óleos vegetais usados, que vão ser posteriormente tratados e aproveitados para substituir o combustível utilizado para fazer funcionar os geradores de energia do festival Boom.

Álvaro Rocha, presidente da câmara de Idanha- a- Nova salienta as vantagens deste “projecto pioneiro pelo menos no interior do país. Para já queremos evitar que os óleos cheguem as estações de tratamento onde se gastam rios de dinheiro com este processo, e por outro lado utilizar o óleo como energia alternativa”.

Para já apenas o concelho de Idanha vai ser abrangido mas Jorge Fialho, membro da organização do festival Boom, gostaria que “esta pequena vitória fosse alargada ao resto do concelho e mesmo do distrito.”

O óleo vegetal usado pode também ser utilizado como substituto do gasóleo nos motores a disel. A câmara de Idanha já fez a reconversão de uma das suas viaturas e o presidente da autarquia admite que outras podem seguir o mesmo caminho, porque garante a “ conversão não é difícil”

Para já a viatura reconvertida vai ser utilizada para a recolha de óleo usado em todo o concelho. As escolas e as IPSS são os parceiros da autarquia idanhense neste projecto e podem receber até 40 cêntimos por cada litro recolhido.

 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados