RCB/TuneIn
Sexta, 27 Nov 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
DISTRITO EM ALERTA VERMELHO
Rádio Cova da Beira
Distrito de Castelo Branco esta terça-feira em aviso vermelho devido à previsão de chuva forte e persistente causada pela passagem da tempestade Bárbara.
Por Paulo Pinheiro em 20 de Oct de 2020

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera  refere que o aviso vermelho, o mais elevado da escala, é válido entre o meio-dia e as 18 horas de terça-feira mas o agravamento do estado do tempo começou ontem à tarde com o aviso amarelo, que subiu para laranja desde as 18 horas desta segunda-feira.

 

Para além da chuva forte e persistente é também esperado vento forte em particular a partir da hora do almoço desta terça-feira, com rajadas que podem chegar aos 130 quilómetros nas terras altas.

 

 

Segundo o IPMA o distrito de Castelo Branco deverá ser um dos mais atingidos por esta depressão, juntamente com Lisboa, Setúbal, Santarém e Portalegre.

 

“Em termos de vento, prevê-se que as rajadas máximas sejam atingidas também no dia 20 de outubro, com valores até 90 km/h na generalidade do território, sendo que nas terras altas as rajadas poderão atingir 130 km/h nas regiões Centro e Sul e 110 km/h na região Norte”, escreve em comunicado.

 

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta para a possível ocorrência de inundações rápidas em meio urbano, por acumulação de água da chuva ou falta de drenagem; piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, danos em estruturas montadas ou suspensas; possibilidade de queda de ramos ou árvores e ainda deslizamentos de terra.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados